Contente
Cremes faciais com Vitamina C são usados para tratar rugas, cicatrizes e linhas de expressão. Existem diversos produtos que contém em sua composição apenas substâncias derivadas da Vitamina C. Reações alérgicas faciais a produtos com essa composição ocorrem, portanto pacientes com pele sensível devem usar o ingrediente com cuidado.
A vitamina C é muito usada em produtos para pele, mas pode causar alergias (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
Significância
A Vitamina C (ácido L-ascórbico) usada em produtos para pele é um ingrediente instável. Quando exposta ao ar, ela oxida e fica ineficaz e até potencialmente perigosa.
Considerações
A oxidação da Vitamina C aumenta a formação de radicais livres, que podem irritar, danificar e agravar a pele, causando reações alérgicas, micoses e queimaduras. Alguns produtos mais recentes que contém derivados de Vitamina C são eficazes com concentrações mais baixas.
Efeitos
Produtos derivados da Vitamina C que afirmam ser extremamente potentes são altamente ácidos. Estes agem como um esfoliante e podem ser rigorosos demais, causando reações adversas e/ou alergias em alguns tipos de pele.
Identificação
Loções faciais contendo vitamina C podem incluir apenas seus derivados, como fosfato ascórbico de magnésio ou palmitato ascórbico, que podem causar reações adversas na pele. O ácido L-ascórbico é a única forma útil e benéfica da Vitamina C para tratar rugas, cicatrizes e linhas de expressão.
Análise
Os produtos faciais com Vitamina C não funcionam para todo mundo, podem causar reações alérgicas em alguns e ainda podem incluir outros ingredientes que não beneficiam e até prejudicam a pele. A concentração de Vitamina C é essencial para sua eficácia.
Atenção
O amarelamento do produto pode indicar oxidação e ineficácia. Produtos com corantes escondem a oxidação. Loções oxidadas são inúteis e podem causar danos e reações alérgicas na pele.