Contente
A corda de arranque de uma motosserra, com motor de 45 ou 100 cc, possui a mesma função: girar manualmente o virabrequim de forma rápida para iniciar o processo de combustão. Se a motosserra não utilizar esse método de arranque, o operador possivelmente nunca iniciará a combustão para poder utilizá-la. No entanto, a corda de arranque pode vir desenrolada ou fora da polia, caso ele trave, o que fará com que seja necessário rebobiná-la.
Instruções
A corda de arranque gira o volante e o virabrequim (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Desparafuse a tampa da caixa do arrancador, do lado oposto da barra. Levante e empurre-a para baixo para retirá-la da motosserra, depois vire-a para poder rebobinar a corda.
-
Caso ela tenha caído ou esteja sendo substituída, recoloque a corda na polia. Amarre um nó na ponta para ancorá-la, depois passe-a pela tampa do arrancador e pela manopla de arranque. Amarre outro nó na outra ponta, sobre a manopla.
-
Pressione levemente a polia. Sacuda a polia para frente e para trás até ativar a mola de retração, o que dificultará o movimento da polia. Faça um laço na corda desenrolada.
-
Segure a tampa do arrancador com uma mão, e passe o laço e a polia quatro a seis vezes, seguindo a seta da polia. Continue pressionando-a e solte a corda para poder desenrolá-la.
-
Lentamente retire seu dedo da polia para enrolar a corda novamente na polia. Repita o passo de tensão caso ela fique muito apertada ou solta, adicionando ou diminuindo uma volta completa. Coloque a tampa sobre o virabrequim novamente e aperte os parafusos.
O que você precisa
- Chave de fenda