Contente
Uma duodenopancreatectomia remove parte do pâncreas, o duodeno, a vesícula biliar, parte do tubo comum da bile e, ocasionalmente, um pouco do estômago. O pâncreas e tubo da bile restantes são então fixados ao intestino delgado. O procedimento cirúrgico é usado mais comumente para remover tumores pancreáticos. A recuperação pode ser longa e desconfortável.
Instruções
-
Tome medicamentos para dor. Discuta as questões ou preocupações sobre manejar as dores com seu cirurgião. Tome todos os medicamentos prescritos por seu médico nos horários apropriados.
-
Saia da cama e caminhe um pouco assim que conseguir fazê-lo. Os funcionários do hospital podem ajudar você a sair da cama e se mover um dia depois da cirurgia. Caminhe regularmente assim que tiver alta do hospital e for para casa.
-
Comece com suplemento líquido ou caldo. Passe a ingerir alimentos em purê, gelatina e arroz integral. Comece a fazer pequenas refeições ao longo do dia gradualmente. Dê ao seu sistema digestivo tempo para se adaptar. Seu médico pode indicar um nutricionista licenciado para auxiliar com a dieta.
-
Fique atento aos sintomas de alto ou baixo teor de açúcar no sangue. Alguns pacientes precisam de insulina para regular o açúcar sanguíneo após uma duodenopancreatectomia. Se você acha que está tendo problemas em regular o açúcar, converse sobre isso com seu médico e teste seus níveis.
-
Descanse ao menos oito horas por dia. Ajude a promover a cicatrização após a cirurgia dormindo por um período adequado. Você pode se sentir cansado e fraco por alguns meses após a cirurgia. Não tenha pressa de voltar à sua rotina comum.
-
Mantenha o bom humor. A depressão é comum após a duodenopancreatectomia. Faça atividades que você goste e explore novas também. Conecte-se com outras pessoas que fizeram a mesma cirurgia por meio de grupos de suporte locais ou online. Fale com seu médico ou um psicólogo se achar que precisa de ajuda com depressão. Mantenha contato com amigos e familiares, não se isole.
Dicas
- Vá devagar com os exercícios mais pesados. Não levante mais que nove quilos por seis semanas após a cirurgia.
- Você pode ter perda de apetite ou gosto ruim na boca por várias semanas após a cirurgia. Encontre alimentos que você possa comer, para que possa manter seu vigor.
Aviso
- Não se apresse em se recuperar de uma cirurgia complexa. Se você voltar à rotina normal rápido demais, haverá risco de complicações.