Contente
Os cães são tão suscetíveis às picadas de aranha como as pessoas. Essas picadas podem causar uma série de sintomas, desde a coceira até dor, infecção ou mesmo a morte. A boa notícia é que a picadas de aranha são raramente fatais, e o tratamento eficaz pode ser processado em casa, na maioria dos casos. A chave para o tratamento de uma picada de aranha é reduzir os sintomas relacionados e prevenir a infecção.
Instruções
As picadas de aranha são comuns entre os cães, especialmente no verão (European garden spider (Araneus diadematus, cross spider) image by Lars Lachmann from Fotolia.com)-
Aplique um saco de gelo sobre a picada para reduzir os sintomas relacionados, como a dor localizada, a coceira, o inchaço e o dano tecidual. Embale o gelo picado dentro de um saco plástico congelador e enrole uma toalha ao redor do saco. Delicadamente, coloque o saco de gelo sobre a área afetada e mantenha-o no lugar, desde que o cão consiga tolerar o procedimento.
-
Ligue para seu veterinário para aprovar a administração de difenidramina (Benadryl), a qual os cães geralmente toleram bem e podem ser administradas a uma taxa de dose de 1 mg por quilo de peso corporal. A droga ajuda a diminuir as chances de inchaço e reduz a coceira associada à mordida. Também pode adicionar minutos preciosos ao relógio se o seu cão parece apresentar uma reação alérgica com risco de vida e precisa de intervenção médica.
-
Limpe a área afetada com água morna. Na maioria dos casos, a ferida da mordida será pequena demais para ver a olho nu, no entanto, ainda é grande o suficiente para infeccionar, especialmente se o cão estiver lambendo-a ou se a área afetada estiver ulcerada. Seque a área e aplique uma pequena quantidade de pomada antibacteriana. Cubra a área com uma gaze estéril seca e enrole com um envoltório veterinário resistente à água ou com um rolo de gaze.
-
Verifique a área regularmente. A área da mordida deve ser limpa, a pomada reaplicada e as bandagens frescas aplicadas uma vez por dia até que todo o inchaço residual tenha desaparecido. A mordida deve curar em alguns dias, mas se o cão mostrar quaisquer sinais de infecção, tais como inchaço contínuo, feridas abertas, febre ou letargia, procure atendimento veterinário imediato.
Aviso
- Se o seu cão começa a apresentar sintomas de uma reação alérgica grave, tais como inchaço facial, urticária ou dificuldade em respirar, leve-o a um veterinário imediatamente, pois esta é uma situação de vida ou morte.
O que você precisa
- Difenidramina
- Saco plástico congelador
- Gelo
- Compressa de gaze estéril
- Rolo de gaze
- Pomada antibiótica