Contente
As verminoses estomacais e intestinais são um tipo de infestação de parasitas que se nutrem do organismo humano. Existem vermes diferentes, alguns são comuns em crianças e podem ser perigosos se não houver tratamento. Então, é importante tomar remédios assim que a condição for diagnosticada. Existem muitos remédios, tanto prescritos quanto vendidos livremente, para os diferentes tipos de vermes que podem infectar as crianças.
Remédios para crianças com vermes (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Medicamentos prescritos
Os remédios prescritos variam dependendo do tipo de verme. No caso de cestódios, a niclosamida é prescrita para limitar o fornecimento de glicose e o praziquantel para agir diretamente contra o parasita. Para nematódeos intestinais, são indicados dietilcarbamazina e piperazina com o intuito de expeli-los do trato digestivo. Tiabendazol e mebendazol são sugeridos, também, para parasitoses por nematódeos (como ancilostomose, tricuríase e filariose). É importante que a criança seja diagnosticada antes de tomar remédios, por isso consulte um pediatra para obter o direcionamento correto.
Mudando a dieta
Uma mudança na alimentação pode, às vezes, auxiliar no expelimento de parasitas. Insira a criança em uma dieta com frutas frescas por quatro a cinco dias. Depois do período inicial das frutas, introduza vegetais, leite e pães. Retire todos os alimentos com gordura, incluindo laticínios — exceto o leite —, óleos e carnes, da dieta do seu filho até os sintomas passarem. Consulte o pediatra antes da mudança.
Remédios caseiros
Alguns remédios caseiros podem ser eficazes contra vermes. Uma colher de sopa de coco fresco moído, seguida de 30 a 60 ml de óleo de mamona misturado a 300 ml de leite toda manhã pode ser útil para expelir parasitas. Outra dica que pode auxiliar nessa questão é a ingestão de três dentes de alho pela manhã. Além disso, uma xícara de cenoura ralada consumida de manhã, sem outros alimentos, serve como tratamento caseiro para todos os tipos de parasitas. Remédios caseiros, como todos os outros, não devem ser tomados sem a consulta de um pediatra.
Dicas medicinais adicionais
Para tratar efetivamente qualquer parasitose intestinal e para prevenir a reinfecção, alguns cuidados devem ser tomados. As vestimentas, toalhas e roupas de cama da criança devem ser lavadas com detergente desinfetante para eliminar ovos, vermes e larvas. As crianças devem ser mantidas limpas durante o processo de tratamento e por algumas semanas depois para garantir que não haja recorrência. Elas também não devem brincar em locais sujos, na areia ou na lama, já que vários tipos diferentes de vermes gostam desses habitats e podem ser adquiridos através da pele.