Contente
É difícil assistir os seus filhos sofrerem, não importa a idade deles. Se o seu filho já for adulto e estiver sofrendo com um vício, é complicado saber o que fazer. De um lado você quer cuidar dele e resolver os seus problemas; do outro, a presença dele na sua casa é destrutiva para ele e para o resto da família. Retirar o seu filho viciado da sua casa pode levá-lo à ajuda que precisa e promover paz para toda a família.
Instruções
Os filhos adultos com dependência de drogas precisam de ajuda para sair da casa dos pais (ballyscanlon/Digital Vision/Getty Images)-
Estabeleça regras de comportamento para o seu filho viciado enquanto ele ainda estiver morando com você. A casa é sua, não dele; você tem o direito de exigir respeito e definir um código de conduta. Deixe claro quais são as consequências se ele desobedecer às regras e siga com essas consequências. Não permita que ele mantenha a sua dependência dentro de casa e remova ou esconda bem qualquer tipo de tentações, como álcool, medicamentos ou similares. Insista que não tolerará nenhum tipo de comportamento viciante.
-
Prepare um "plano B" se o seu filho violar as regras da casa e não resistir ao seu vício. Encontre uma instalação de tratamento que o levará a qualquer momento se for necessário. Não o deixe ficar na sua casa quando ele violar as suas regras a respeito da dependência.
-
Procure um grupo de apoio de outros pais que estão passando ou já passaram pela mesma situação que está enfrentando. Você precisa de apoio quando deve dizer "não" ao seu filho ou quando ele quebra promessas, e pais que já enfrentaram situações similares lhe darão conforto e bons conselhos.
-
Defina um prazo para o seu filho se mudar. Seja realista sobre as medidas que ele deve tomar, que podem incluir arranjar um emprego, procurar ajuda para o seu vício e encontrar um lugar para morar. Além disso, seja realista sobre o tempo que essas medidas exigirão; mas seja firme, estabeleça um prazo e não mude-o.
-
Ajude seu filho a cumprir os prazos que você definiu. Ajude-o através das medidas de sair de casa e garanta que ele providencie isso todos os dias.
-
Não dê dinheiro para ele gastar, pois ele provavelmente usará para alimentar o vício. Você pode optar por emprestar dinheiro para ajudá-lo a pagar o aluguel, seguros, serviços públicos ou outras despesas, mas faça os pagamentos diretamente aos fornecedores, em vez de passar o dinheiro para o seu filho. Procure deixar bem claro o que irá pagar e o que não irá. Estabeleça um plano de pagamento para o seu filho assumir quando ele começar a trabalhar e ganhar o próprio dinheiro; você pode escolher perdoar toda a dívida ou parte dela mais tarde.