Contente
As técnicas modernas fazem o reparo cirúrgico da cartilagem do menisco um procedimento relativamente simples, mas, como acontece em praticamente qualquer cirurgia, os riscos e as complicações existem.
Os antibióticos reduzem o risco de infecção na cirurgia do menisco (Image by Flickr.com, courtesy of Chie Gondo)
Cirurgia do menisco
De acordo com a Quest Diagnostics, uma cirurgia para reparar a cartilagem do menisco na articulação do joelho pode ser feita tanto da maneira aberta tradicional, quanto através de uma artroscopia minimamente invasiva. Em ambos os procedimentos, os cirurgiões costuram a cartilagem rasgada com suturas dissolúveis.
Infecção
A infecção no local da cirurgia pode ocorrer, mas os antibióticos administrados antes do procedimento diminuem o risco.
Lesão
A cirurgia pode resultar em danos nos nervos, geralmente sob a pele. Esta complicação tende a se curar dentro de três meses após o procedimento. Danos aos nervos mais profundos raramente ocorrem.
Coágulos
Coágulos de sangue podem se formar na perna após a cirurgia. Um programa de três meses de medicamentos para afinar o sangue pode reduzir o risco dos coágulos migrarem para os pulmões.
Anestesia
A cirurgia do menisco pode envolver tanto anestesia geral, quanto local. A Mayo Clinic avisa que a anestesia geral traz riscos, que vão desde desorientação até ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, que podem ser fatais, especialmente em pessoas mais velhas. Muito raramente o paciente pode sofrer uma reação alérgica ao anestésico local.