Contente
O começo do século XX marcou uma mudança nas roupas infantis. Esse período foi chamado de Era Eduardiana, na qual a moda, tanto para adultos quanto para crianças, era modificada para atender a seus estilos de vida. As crianças eram vestidas de modo mais moderno em oposição às roupas simples e restritivas que usaram na era anterior. As novas roupas deram espaço para movimentos e brincadeiras mais ativas. Mesmo os tecidos usados nas roupas infantis eram levemente modificados para fazer com que fossem mais confortáveis de vestir.
As roupas das meninas do começo do século XX pareciam réplicas dos vestidos das mães (Digital Vision./Retrofile/Getty Images)
Roupas para meninos
Roupas de marinheiros eram consideradas moda para os meninos. A roupa consistia em uma camisa com uma gola de marinheiro e calças ou bermudas. Garotos mais novos também usavam macacões com calça esporte por baixo. Os garotos mais velhos, por outro lado, usavam túnicas e calções até os joelhos. As calças curtas se tornaram moda em 1920. Alguns garotos vindos de famílias abastadas eram vestidos pelas mães em ternos de veludo bordados com babados e renda. Nos pés, eram usadas botas ou meias na altura dos joelhos, com sapatos de couro. Os meninos também usavam chapéus de palha.
Roupas para meninas
O estilo de roupas das garotas nessa época era uma imitação das roupas usadas pelas mulheres mais velhas, como vestidos na altura dos joelhos com rendas bordadas na linha da cintura. Creme e branco eram as cores mais comuns para os vestidos das meninas. Eles tinham golas capa e faixas, em tom pastel, presas na cintura. O algodão era uma escolha popular de tecido para os vestidos. As meninas usavam botas de amarrar com meias ou meia calça. Na hora de brincar, as garotas vestiam casacos de lã e calças esporte para dar liberdade de movimentos.
Roupas para bebês
Embora as roupas para bebês ainda sejam as mesmas da Era Vitoriana -- anáguas de algodão, roupas de flanela e capas com renda -- os tecidos leves de cor pastel foram gradualmente introduzidos. As roupas para meninos e meninas eram as mesmas. Eles usavam botas, babadores e toucas. Os vestidos para bebês eram costurados e bordados com fitas e renda. Era costume da época vestir os bebês de branco.
Roupas para a escola
As escolas estavam começando a usar uniformes para estabelecer suas respectivas identidades. As meninas eram vistas usando aventais e os meninos vestiam jaquetas e calças curtas. Capas e chapéus também eram parte dos uniformes infantis. Esse período também marcou o começo das competições esportivas entre escolas e cada uma começou a ter seu próprio uniforme de time. As crianças da mesma escola usavam a mesma cor de roupa para representar a escola, uma tradição que continua hoje em dia.