Contente
Os anos 60 foram uma época de prosperidade econômica e revolução social. Esses fatores influenciaram a moda, e tanto roupas masculinas como femininas fizeram a transição do estilo conservador dos anos 50 para a excentricidade, ousadia e cores brilhantes características da década de 1960. Nos anos 60, os gostos e tendências dos jovens começaram a influenciar as roupas - agora produzidas em massa - pela primeira vez na história. Hoje consideradas "retrô", essas roupas foram inovadoras em sua época.
Roupas retrô dos anos 60 são diversas e frequentemente ousadas. (retro image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)
Alta costura
A moda criada pelos estilistas que promoviam tendências nos anos 60, como o francês Christian Dior, o espanhol Cristobal Balenciaga e figuras notórias da moda italiana, formam a alta costura da década de 1960. Em geral, a alta costura dos anos 60 mantinha o visual elegante, simples e ligeiramente minimalista das roupas dos anos 50. As saias são mais curtas que nas décadas anteriores, e nos anos 60 as mulheres exibem menos acessórios, como chapéus e luvas. Sapatos grandes eram a moda feminina. As mulheres mais liberais usavam calças nessa época, e exibiam até shorts curtos reveladores - algo entre a parte de baixo de um biquíni e um shorts normal - no fim da década. A alta costura para homens incluía ternos justos, paletós sem gola, blusas de gola rolê, calças justas afuniladas e botas curtas. Pela primeira vez, os estilistas da alta costura reproduziam suas roupas para que fossem produzidas em massa.
Moda hippie
Em contraste com a produção em massa das roupas de alta costura, a revolução da contra-cultura dos anos 60 - que brotou na costa oeste dos Estados Unidos - deu origem à moda hippie. A espiritualidade oriental, o estilo psicodélico e a cultura nativa americana influenciaram muito essa moda, apesar de as roupas frequentemente exagerarem nesses elementos. Grande parte do guarda-roupa hippie é unissex, já que tanto homens quanto mulheres usavam jaquetas de couro com franjas, jeans, blusas soltas e camisas tingidas em tie-dye. Estampas multicoloridas, símbolos da paz e estampas de flores adornam muitas das roupas hippies dos anos 1960, e mulheres às vezes usavam saias longas em estilo cigano. Os homens e mulheres usavam roupas de segunda mão e mesmo trajes militares como uma declaração de moda. Os acessórios para os dois sexos incluíam miçangas, bandanas e óculos de sol.
A moda hippie inclui miçangas, bandanas e saias longas (African american hippie girl image by monamakela.com from Fotolia.com)
Estilo mod
O estilo mod - ou da Era Espacial - se originou na "Swinging London" nos anos 1960. Caimentos justos e cores brilhantes para homens e mulheres caracterizam esse estilo urbano. Na moda feminina, as roupas mod incluiam tudo, de macacões a minissaias reveladoras, cuja barra sobe algumas polegadas acima dos joelhos. Mulheres frequentemente combinavam a minissaia com meias altas ou botas acima do joelho, chamadas de go-go boots. As roupas masculinas faziam a transição para o estilo "Peacock Revolution", incluindo calças justas, punhos boca-de-sino, paletós de abotoamento duplo, saltos moderadamente altos e largos e lapelas exageradas. Babados e plastrões enfeitavam camisas de cores brilhantes com estampas ousadas. Mulheres frequentemente exibiam essas roupas também, já que o estilo mod era frequentemente unissex. Ambos os sexos usavam o casaco Nehru, um casaco na altura do quadril com cinto e gola grande. Os tecidos mod exibiam tons modernos de prateado, estampas de pop-art, vinil com visual molhado e poliéster em cores primárias.
Botas na altura do joelho são uma peça comum do estilo mod (Red stylish high heel fashion boot isolated on white image by Ragnarocks from Fotolia.com)