Como a serotonina afeta o sono?

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 14 Marchar 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
Serotonina, cérebro e intestino | Matéria - Hoje em dia
Vídeo: Serotonina, cérebro e intestino | Matéria - Hoje em dia

Contente


Como a serotonina afeta o sono? (http://www.flickr.com/photos/dno1967/2982697082/)

A serotonina

A serotonina é um neurotransmissor que transmite informações para diferentes partes do cérebro e regula muitos dos sistemas vitais do organismo, como os sistemas cardiovascular, imune e gastrointestinal. Ela também é direta ou indiretamente responsável pelo controle da maioria das funções cerebrais, como o humor, funções sexuais e ciclos de sono.

Serotonina, melatonina e sono

Em "The Secrets of Serotonin" ("Os Segredos da Seratonina", em tradução livre), Carol Hart expliqua que a seratonina tem uma relação estreita com o ciclo de sono-vigília do corpo. Os seus níveis estão em maior quantidade no bulbo cerebral quando você está acordado e ativo, e quase completamente ausentes ao entrar no sono REM, o estágio de sono mais profundo. Durante o sono, o nível de melatonina é bastante elevado no organismo, e sua produção depende de sua síntese pela glândula pineal -- alimentada, por sua vez, pela seratonina. Enquanto a luminosidade aumenta a produção de serotonina, a escuridão estimula a síntese de melatonina. Juntos, esses dois neurotransmissores são a chave para manter o ciclo do sono.


Interrompendo o ritmo

Segundo Hart, qualquer coisa que perturbe o ritmo de produção de melatonina e serotonina perturbará também o ciclo natural do sono. Quando você sofre jet lag, por exemplo, seu ciclo de produção de serotonina segue aquele de seu fuso horário e sente dificuldades em se adaptar. Durante o inverno, quando a luz do Sol ativa de forma inadequada a produção de serotonina, os ciclos de sono também podem ser interrompidos.

Aumento da serotonina

O "Consumer's Guide to Psychiatric Drugs" ("Guia do consumidor para drogas psiquiátricas", em tradução livre) recomenda várias formas de aumentar naturalmente seu nível de serotonina. As sugestões incluem coisas simples, como uma dieta rica em carboidratos, e mais complexas, como o desafio de aprender uma habilidade. Esse texto também afirma que movimentos repetitivos como mascar chiclete ou tricotar podem ajudar a aumentar a serotonina. Exercícios e exposição à luz também aumentam a produção de serotonina, principalmente durante o inverno.


Outras sugestões para o sono

Ter bons hábitos de sono também é útil para diminuir a produção de serotonina e aumentar a de melatonina. Tente ir para a cama no mesmo horário todas as noites e acordar no mesmo horário todas as manhãs. Seu quarto deve estar escuro e confortável — nem muito quente, nem muito frio. Evite assistir TV ou trabalhar na cama.