Contente
As fitas coloridas promovem a conscientização de uma variedade de doenças e preocupações. O HIV, a AIDS e a violência doméstica são apenas algumas. A mais conhecida é provavelmente a de cor rosa, para o câncer de mama.
As fitas representam uma variedade de campanhas de sensibilização de câncer (3 pink ribbons image by robert mobley from Fotolia.com)
História da fita
As fitas foram usadas primeiro para representar a situação dos soldados na guerra de 1955 da França com o Vietnã e na crise dos reféns do Irã com os Estados Unidos em 1979. Após isto, as fitas vermelhas foram usadas para apoiar os doentes de AIDS. Devido à sua popularidade, elas já foram utilizados a fim de aumentar a conscientização para vários tipos de câncer, começando em 1991, com a fita rosa para o câncer de mama.
Fita do câncer de mama
A fita rosa se tornou popular nos Estados Unidos depois que Alexandra Penney, editora da revista "Self", começou a distribuí-las na edição mensal da sua revista "Breast Cancer Awareness" (Conscientização do câncer de mama) em outubro de 1992. A cor rosa foi escolhida para fazer a fita mais atraente comercialmente.
Uma fita rosa apoia a conscientização do câncer de mama (breast cancer ribbon image by robert mobley from Fotolia.com)
Outras fitas do câncer
Uma fita lavanda é usada para a conscientização do câncer em geral. Uma cinza é usada para câncer no cérebro, branco para o câncer de pulmão, azul claro para o câncer de próstata e roxo para o câncer de pâncreas. Borgonha e branco representam os cânceres de cabeça e pescoço, enquanto o amarelo apoia a conscientização do câncer de osso.
Há muitas fitas de diversas cores para representar tipos diferentes de câncer (ribbons image by TekinT from Fotolia.com)