Contente
Flores de lótus são influentes em culturas ao redor do mundo desde os tempos antigos até a atualidade, desde o Egito e Índia antigos assim como por toda a Ásia. Elas foram associadas com a alma humana, deuses e deusas e apareceram em histórias e lendas. O significado de uma flor de lótus vai de pureza divina e iluminação, como no Budismo, prosperidade, como no Hinduísmo, e renascimento, na religião do Egito Antigo. Muitos dos significados antigos ainda estão em voga na atualidade.
As flores de lótus carregam um significado especial para diversas culturas ao redor do mundo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Egito Antigo
Os egípcios usavam a flor de lótus para simbolizar o sol, o renascimento e também era símbolo do Alto Egito. Há três lendas sobre a criação que compartilham similaridades, nas quais o simbolismo da flor é expressado. Em uma das lendas, o sol nasce de uma flor de lótus que cresceu em uma inundação. A próxima lenda, originada de Heliopolis, fala que do oceano infinito de Nun, uma lótus cresceu junto a um monte de terra. A lótus floresceu e revelou o deus sol Aton. A terceira lenda, que sai de Hermopolis, difere-se da segunda lenda apenas por dizer que foi o deus Rá que saiu da lótus. Na escrita, a flor era usada para representar números. Uma lótus equivalia a 1.000, enquanto um caule com duas flores de lótus equivalia a 2.000.
Egito Antigo (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Budismo
No budismo, flores de lótus significavam pureza da fala, da mente e do corpo elevando-se das águas do desejo e do apego. A lótus é um dos oito símbolos auspiciosos. Cores diferentes de lótus são simbolicamente usadas para representar aspectos da perfeição. Há quatro cores, que são rosa, azul, vermelho e branco. Vermelho representa o coração - sua pureza, natureza original, compaixão, paixão, amor e outras qualidades. Branco simboliza perfeição espiritual e total pureza mental. Rosa representa o Buda e é a lótus suprema. Azul significa sabedoria, conhecimento e vitória sobre os sentidos.
Budismo (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)Hinduísmo
As lótus no hinduísmo simbolizam prosperidade, beleza, fertilidade, eternidade e juventude sem fim. Como no budismo, também significa pureza e divindade. Uma lótus também é utilizada analogicamente para demonstrar qual deve ser o estilo de vida das pessoas. O Bhagavad Gita no capítulo 5, verso 1, mostra precisamente isto, com a citação: "Alguém que cumpre com seu dever sem apego, rendendo os resultados ao senhor supremo, não é afetado por ações pecaminosas, como a pétala da lótus é intocada pela água." Flores de lótus também usadas para representar chakras, ou os centros de energia do corpo.
Hinduísmo (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
Tipos
Existem cinco diferentes tipo de lótus e todos estão na família dos lírios de água. Duas são do gênero Nelumbo e três do Nymphaea. É aceito que as lótus brancas, ou Nelumbo nucifera, eram as lótus sagradas para os antigos egípcios. No entanto, na arte egípcia antiga, as lótus azuis, Nelumbo caerulea, também são retratadas.
Tipos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)Relevância
Nas culturas modernas, flores de lótus ainda são utilizadas com seus significados antigos de pureza e perfeição, junto a reinterpretações daqueles significados. Tatuagens de lótus representam a vida, novos começos e a possibilidade de crescimento das pessoas para se transformarem em algo bonito. Um partido político nacionalista indiano usou a flor de lótus como símbolo na eleição.
Relevância (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)