Contente
A cólica abdominal em cachorros pode indicar um problema tão simples como indigestão ou tão sério quanto uma doença dos rins. Outras causas possíveis incluem infecções bacterianas, úlceras, complicações na gestação e pancreatite. Se seu cachorro estiver sofrendo de cólicas abdominais contínuas, leve-o a um veterinário para descobrir a causa exata. Antes de poder determinar se seu cão está com cólicas abdominais, você precisa entender os sintomas.
Reconheça os sinais de cólicas abdominais em cachorros (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)
Costas arqueadas
Se você perceber seu cachorro andando com as costas arqueadas, isso pode indicar cólicas abdominais. Especificamente, o cão pareceria estar esticando o centro das costas para cima, com seus pés dobrados firmemente. Esse sintoma também pode indicar outros problemas, como pescoço ou costas doloridos, então, se o problema persistir, entre em contato com um veterinário para receber um diagnóstico exato.
Perda súbita de apetite
Se seu cachorro ativo e saudável começar a rejeitar a comida, o problema pode apontar para cólica abdominal. Se a perda de apetite for acompanhada das costas arqueadas, você pode assumir com ainda mais confiança que o animal está sofrendo de cólicas ou dores abdominais. Apenas um veterinário pode descobrir com certeza, mas monitore seu cachorro cuidadosamente. Se ele começar a vomitar ou mostrar sinais de diarreia, provavelmente será um problema digestivo.
Fraqueza e fadiga
Se seu cachorro estiver sofrendo de cólica abdominal, você pode esperar para ver um comportamento letárgico, movimentos lentos e, acima de tudo, indiferença. O cão pode deitar constantemente mesmo que durma raramente. Mesmo que o problema possa se resolver sozinho em alguns casos, deve-se levar o animal ao veterinário se a fadiga persistir por mais de 24 horas.
Abdômen distendido
Se você suspeita de cólicas abdominais, coloque sua mão gentilmente sobre o abdômen e procure sentir sinais de inchaço ou expansão. Quando um cachorro sofre de cólicas, o abdômen pode parecer especialmente firme ou esticado ao máximo.
Rigidez
Além de se mover devagar, um cachorro com cólicas abdominais provavelmente exibirá movimentos rígidos. As juntas podem continuar firmes a cada passo, às vezes dando a impressão de estar mancando. Como os outros sintomas, a rigidez também pode indicar um problema não relacionado ao abdômen, mas se você encontrar vários desses sintomas juntos, comece a tratar essa região. Tente privar o cachorro de comida por 24 horas e depois alimente-o com frango e arroz até que o problema se resolva.