Contente
- Mentindo quando é desnecessário
- Sendo manipulador e insensível
- Falta de lealdade
- As histórias não se somam
- Linguagem corporal calma e contida
Um mentiroso patológico é uma pessoa que mente em um grau que passa a ser considerado uma doença ou um distúrbio psicológico. Mentirosos patológicos são incapazes de formar qualquer relação real com base na confiança. Sociopatas tendem a ser mentirosos patológicos. No entanto, a terapia pode ajudar as pessoas a controlar seu impulso de mentir, se há um diagnóstico. Não é fácil identificar alguém que sofra dessa doença, mas existem alguns sinais de alerta.
Mentirosos patológicos podem ser difíceis de identificar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Mentindo quando é desnecessário
Segundo Don Grubin, professor de psiquiatria forense da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, "o que faz um comportamento psiquiatricamente anormal não é seu grau ou seu propósito, mas até que ponto o indivíduo tem controle sobre ele". A maioria das pessoas tende a dizer mentiras a todo momento, sem necessariamente assumir um caráter patológico. O que faz da mentira uma patologia, é o impulso de mentir sem um motivo. A pessoa mente quando não há recompensa ou mesmo quando a falsidade vai lhe trazer mais danos do que benefícios.
Sendo manipulador e insensível
Alguns seres humanos nascem com uma consciência moral reduzida. Eles não possuem os mesmos sentimentos de culpa ou remorso das outras pessoas e não pensam nas consequências de seus atos, suas implicações morais ou como suas ações afetarão os outros.
Falta de lealdade
Pessoas que sofrem desse distúrbio psicológico não são leais, pois não conseguem construir relações de confiança mútua, já que não conseguem parar de mentir. Elas acham mais difícil dizer a verdade do que inventar mentiras elaboradas.
As histórias não se somam
Mentirosos patológicos mentem tanto que, frequentemente, perdem o controle de suas mentiras. Sua primeira mentira contraria a próxima. Pessoas que não dizem a verdade com um motivo ou uma recompensa em mente, fazem isso tentando não perder o rumo de sua história e falam de coisas específicas.
Linguagem corporal calma e contida
Uma pessoa normal, quando mente, mostra sinais de inquietação em sua linguagem corporal. Ela será incapaz de manter contato visual e pode movimentar-se como se estivesse impaciente. Um mentiroso patológico não terá problemas em fazer contato visual enquanto conta uma mentira, não importa quão grande ou absurda for.