Contente
A infecção pela Helicobacter pylori (H. pylori) é causada por uma bactéria encontrada no estômago. Essa infecção pode causar a DRGE (doença do refluxo gastroesofágico), dispepsia e úlceras no intestino. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, e o diagnóstico pode ser confirmado apenas através de exames.
Gastrite
A H. pylori encontrada na camada mucosa do estômago causa náuseas e distensão abdominal — uma forma de gastrite. Os sinais são mais evidentes depois que o indivíduo se alimenta e podem ser aliviados por antiácidos.
Dispepsia
Uma infecção mais grave pode causar a dispepsia. Alguns sintomas são vômito e cólicas fortes na região do estômago.
Úlceras
As infecções pela H. pylori podem causar úlceras estomacais e no duodeno. Essa condição pode ser identificada por uma sensação de ardência e queimação no estômago após uma refeição, seguida de cólicas fortes.
Doença do refluxo
Outro sintoma da infecção por H. pylori é a azia e acidez no estômago. Alimentos picantes e gordurosos se tornam de difícil digestão e comumente causam acidez, podendo também causar o refluxo.
Mau hálito
Um sintoma raro, mas específico, pode ser o mau hálito que surge sem que haja qualquer doença periodontal e vem combinado com acidez do estômago.
Disfunção intestinal
Em muitos indivíduos, a manifestação mais comum da infecção por H. pylori é a ocorrência de uma diarreia ou constipação inexplicável.
Dores no peito ou abdominais
Os distúrbios estomacais, o acúmulo de gás e o inchaço podem se manifestar como uma dor abdominal ou no peito. Muitas vezes, a indigestão é confundida com um problema cardíaco. As infecções por H. pylori são a principal razão para tais erros, já que causam sintomas semelhantes aos ataques do coração, como aperto no peito e na região abdominal.