Contente
- Interrompendo a bupropiona
- Físico
- Psicológico
- Gastorintestinal
- Outros sintomas
- Período de tempo
- Conselho de especialista
A bupropiona é um antidepressivo usado para tratar a depressão da cessação do tabagismo. Ela restaura o equilíbrio químico no cérebro, agindo sobre a noradrenalina e receptores de dopamina, e reduz os neurotransmissores que trabalham para controlar os músculos que se estendem a partir do sistema nervoso central.
A interrupção do tratamento com bupropiona pode causar sintomas de abstinência (Pixland/Pixland/Getty Images)
Interrompendo a bupropiona
Descontinuar a bupropiona requer aconselhamento médico, e ela nunca deve ser interrompida abruptamente. Uma diminuição gradual é necessária para evitar os sintomas de abstinência. Mais de 50 sintomas de abstinência associados com a bupropiona foram relatados. Eles variam em gravidade, que podem ser desde aborrecimentos leves a condições de risco de vida, e geralmente exigem acompanhamento de um profissional médico.
Físico
Os sintomas físicos incluem a falta de coordenação, dificuldades em manter o equilíbrio, enxaqueca ou aumento da incidência de dores de cabeça, formigamento ou sensação de choque, letargia geral e fadiga. Estes podem indicar uma doença mais grave e requerem intervenção médica.
Psicológico
A retirada da bupropiona pode desencadear uma série de sintomas psicológicos que não são característicos do usuário. Um comportamento agressivo que não é uma característica do paciente, hostilidade, irritabilidade e paranoia podem ocorrer. Pensamentos perturbadores, ansiedade e piora da depressão que não possam ser explicados por circunstâncias devem ser relatados ao médico. Estados altamente emocionais, despersonalização, reação exagerada a situações normais e inquietação interna grave podem ocorrer em alguns pacientes. Nervosismo e crises de choro podem vir à tona com razão não aparente. Avise seu médico imediatamente se sentir alguns distúrbios psicológicos que não são característicos para você ou se tiver pensamentos suicidas.
Gastorintestinal
A retirada normalmente desencadeia alguns sintomas gastrointestinais, como náuseas, flatulência, diarreia, indigestão e cólicas estomacais. Os sintomas são geralmente leves e duram alguns dias. Se os sintomas forem graves ou se durarem por um período prolongado, pode ser necessária a intervenção médica.
Outros sintomas
Outros sintomas de abstinência associados com a retirada de bupropiona incluem visão borrada e zumbido nos ouvidos, incapacidade de concentração, tonturas, alucinações, pensamentos repetitivos, distúrbios do sono e sensoriais, e tremores podem ocorrer, causando desconforto considerável. Verifique com seu médico se você tiver estes ou quaisquer outros sintomas após interrupção da bupropiona.
Período de tempo
Embora a maioria dos sintomas desapareçam dentro de poucos dias, alguns podem continuar durante 8 semanas ou mais, e exigem atenção médica. A intervenção precoce melhora o tratamento e controle dos sintomas devido à abstinência. Com orientação médica adequada, descontinuar a bupropiona é seguro. A maioria das pessoas experimenta sintomas leves que duram alguns dias, enquanto o corpo se reajusta.
Conselho de especialista
Essas informações são fornecidas apenas para fins educacionais, e não devem ser substitutas de um médico. Se você tiver dúvidas ou preocupações, entre em contato com seu médico.