Contente
Enquanto os humanos podem facilmente explicar seus sintomas para um médico, animais de estimação não podem se expressar. Ainda que intoxicação por metais pesados seja raro nestes animais, ela pode ocorrer. Quando ocorre, ela geralmente é causada por chumbo encontrado na água, em insecticidas ou em tintas pela casa, consumido durante um longo período de tempo. Existem alguns sintomas de comportamento que farão você saber se seu gato precisa de atenção médica.
Gatos exibem sinais de intoxicação por metais pesados (cat image by nutech21 from Fotolia.com)
Convulsões
A convulsão, ou ataque, é uma explosão descontrolada de atividade. Uma convulsão dura geralmente de um a três minutos. Isso inclui agitação, espasmos, espuma pela boca, enrijecimento das pernas ou evacuação ou micção incontrolável. Os veterinários recomendam que você não toque em um gato tendo uma convulsão. Durante o ataque, um gato geralmente fica desorientado e não sabe o que está fazendo. Isso pode levar o gato a, sem saber, morder ou arranhar você.
Movimentos descoordenados
Movimentos descoordenados podem se manifestar no gato tropeçando, como se estivesse bêbado ou atordoado. O gato também pode parecer estar desequilibrado ou balançando quando está andando.
Episódios de hiperatividade
Mesmo que um gato seja normalmente ativo, episódios de súbitas explosões de hiperatividade ou aparente histeria podem ser um sinal de intoxicação por metais pesados.
Fraqueza ou apatia
Um gato que está fraco ou apático pode ter envenenamento por chumbo. Isso pode se manifestar em uma falta de energia ou falta de vontade de exercer energia quando solicitado.
Encefalite
A encefalite é um inchaço do cérebro. De acordo com a North Carolina College of Veterinary Medicine, os sintomas de encefalite são convulsões, alterações de comportamento, depressão, desequilíbrio, inclinação da cabeça, tremores e paralisia facial.