Sintomas de mau hálito e gengivas vermelhas em gatos

Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 13 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Sintomas de mau hálito e gengivas vermelhas em gatos - Artigos
Sintomas de mau hálito e gengivas vermelhas em gatos - Artigos

Contente

Como pode imaginar, mau hálito e gengivas inflamadas podem ser sinais de um problema dentário em gatos. Mas o que talvez não saiba é que estes também podem ser sintomas de doenças muito mais sérias. Mau hálito crônico e inflamação da gengiva nunca são normais e devem ser tratados por um veterinário.


O mau hálito do seu gatinho pode ser causado por uma série de fatores (cat image by Dwight Davis from Fotolia.com)

Problemas dentais

A causa mais provável do mau hálito e gengivas vermelhas em gatos é a necessidade de limpeza dos dentes. Nesse caso, o mau hálito é igual ao dos seres humanos. O veterinário limpará os dentes e provavelmente irá instruí-lo sobre como continuar com escovação regular.

Câncer de boca

Mau hálito é também um sintoma de carcinoma epidermoide. Este é um câncer de rápida disseminação na boca. Outros sintomas incluem baba excessiva ou salivação, sangramento, dentes soltos, falta de apetite, dificuldade para engolir e inchaço na face ou na boca. As causas mais prováveis ​​são produtos químicos ou toxinas no ambiente do seu gato. Estes podem incluir fumaça de cigarro, latas de comida de gato vendidas e até mesmo os ingredientes ativos em coleiras antipulgas. Lembre-se de que os gatos se limpam constantemente com as suas línguas, tendo contato com toxinas por via oral.


Sinais de doenças sérias

Mau hálito em gatos também pode ser um sinal de outras doenças que ameaçam a vida. Se tiver um cheiro doce, frutado e for acompanhado com perda de peso e sede excessiva, isso pode indicar diabetes. Se cheira a amônia, seguido de falta de apetite, perda de peso e aumento da sede e urina, pode ser uma doença renal. Se for podre e acompanhado por vômitos, icterícia e inchaço abdominal, isso pode indicar uma doença hepática. Obviamente, todas essas doenças exigem cuidados veterinários imediatos.