Contente
Roseiras agraciam paisagens com suas belas e fragrantes flores em uma variedade de cores. Se você deseja ter mais arbustos de rosa no seu quintal, guarde seu dinheiro e tente enraizar ou propagar uma roseira você mesmo. Enraizar um galho de rosas pode ser uma experiência de tentativa e erro. De acordo com a Texas A&M University Extension, apesar de você poder enraizar uma rosa a qualquer momento em que ela esteja crescendo ativamente, os meses mais frios de início de primavera e outono podem dar uma melhor taxa de sucesso.
Instruções
Pode levar três anos para que o seu novo arbusto de rosas se estabeleça (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Escolha um galho saudável que tenha de 30 a 60 cm de altura. Coloque luvas de jardinagem resistentes. Corte o galho com uma tesoura de poda afiada ou faca em um ângulo de 45 graus, logo acima do botão nascendo para fora.
-
Remova as folhas, gravetos, flores e hastes. Corte o galho em seis a nove pedaços, com o final de cada sendo um nó da folha.
-
Coloque os pedaços em um hormônio de enraizamento para estimular as raízes saudáveis. Siga as instruções do fabricante para usar o hormônio apropriadamente.
-
Encha um vaso de flores com uma terra de envasamento de qualidade para cada estaca. Plante o galho de modo que dois terços dele esteja debaixo da terra.
-
Umedeça com água e coloque um saco plástico sobre o vaso de flores. Amarre para fechar com um fio ou barbante.
-
Deixe os galhos do lado de fora em uma área protegida com algum sol. Monitore e umedeça ocasionalmente para garantir que o solo não se seque. Transplante na primavera quando a estaca de rosa formar raízes.
Dicas
- Puxe levemente o galho para determinar se ele desenvolveu raízes. Se há uma pequena resistência, ele está enraizado ao solo.
O que você precisa
- Luvas de jardinagem
- Tesouras de poda
- Hormônio de enraizamento
- Terra de envasamento
- Vasos de flores
- Garrafa de água
- Saco plástico