Contente
Sistemas hidráulicos usam a pressão de um líquido para transmitir e aumentar a força. Você provavelmente já viu esses sistemas em equipamentos de construção ou em máquinas, onde grandes cilindros se estendem e se contraem para gerar movimento. Um sistema hidráulico simples pode ser construído com objetos de fácil aquisição. Dessa forma, é possível entender seu funcionamento básico. Este modelo tanto pode ser usado como auxílio em feiras de ciências e projetos escolares quanto para simplesmente entender o funcionamento desta tecnologia.
Instruções
Seringas podem ser usadas para a construção de um sistema hidráulico (Syringe image by CYBERWOLF from Fotolia.com)-
Retire as agulhas das seringas. As agulhas não serão usadas na construção do modelo.
-
Encha as seringas até a metade com óleo vegetal. Para isto, mergulhe a ponta da seringa no recipiente contendo óleo vegetal e lentamente puxe o êmbolo, até enchê-la pela metade. Certifique-se de que não existam bolhas no tubo da seringa, pois isto poderia afetar o funcionamento do sistema.
-
Limpe o excesso de óleo com uma toalha de papel e empurre o êmbolo para remover o ar da ponta de cada seringa.
-
Coloque a ponta da seringa maior em uma das extremidades do tubo de borracha e empurre o êmbolo, fazendo com que o óleo percorra o tubo. Pare aproximadamente 1 centímetro antes de preencher todo o tubo, para que essa parte fique sem óleo. Agora, prenda a ponta da outra seringa nessa parte.
-
Acione o sistema empurrando individualmente cada êmbolo. Observe que o êmbolo oposto se levanta. Empurrar o êmbolo da seringa menor faz com que a outra seringa suba menos, porém com maior força. Isso se deve ao fato de a seringa maior ter mais diâmetro e consequentemente, mais volume. Por isso, apesar de o fluido realizar um menor deslocamento, a força gerada será maior. Trata-se de uma "vantagem mecânica", como no caso da polia onde quanto maior a distância, menor será a força necessária para deslocar um objeto.
Dicas
- As seringas podem ser adquiridas em farmácias e o tubo de borracha em lojas de aquários.
- Se surgirem bolhas ao encher as seringas, retire todo o óleo e repita o processo.
- Se tiver dificuldades para encaixar as agulhas no tubo de borracha, mergulhe-o em água quente por alguns minutos. Este processo dilata o tubo e o deixa mais maleável.
- Cuidado para não empurrar o êmbolo quando encaixar a seringa no tubo de borracha, pois o óleo pode vazar.
Aviso
- Tome cuidado com as agulhas descartadas, elas são extremamente afiadas.
O que você precisa
- Seringa de 20mL
- Seringa de 100mL
- Tubo de borracha (10-15cm)
- Óleo vegetal