Contente
O Havaí é um estado rico em patrimônio cultural e histórico dos Estados Unidos. As ilhas foram originalmente habitadas pelos polinésios e têm sido o lar de muitos outros, incluindo imigrantes do Taiti e europeus. Por causa das grandes diferenças entre os muitos povos que viveram no Havaí, a verdadeira roupa havaiana passou por várias mudanças e evoluções. Hoje ela é conhecida principalmente pelo seu conforto em altas temperaturas e por padrões de cores vivas e desenhos.
A roupa havaiana tem cores vivas e desenhos (Wikimedia Commons, Richard Sihamau)
Plantas
Os nativos havaianos originalmente usavam tangas e saias feitas de plantas, muito semelhantes às saias de hula de hoje. Nem os homens nem as mulheres usavam roupas acima da cintura até os missionários chegarem nas ilhas e incentivarem as mulheres a cobrir os seios.
Palakas
Durante o final do século XIX, o Havaí foi lar de muitas plantações. Os trabalhadores dessas plantações usavam camisas jeans xadres com azul e branco, chamadas de "palakas", juntamente com calças jeans. Esta vestimenta era tão comum que, em 1930, foi muitas vezes referida como o uniforme oficial do Havaí.
Design havaiano
As estampas coloridas comumente associados com camisas havaianas não existiam até a metade da década de 30, quando um artista, que trabalhava numa fábrica de roupa havaiana, pintou à mão várias flores nas vestimentas.
Verão
A decisão de 1947 do Conselho de Supervisores de Honolulu incentivava os funcionários da cidade a combater os verões quentes do Havaí vestindo camisas havaianas para trabalhar.
Etiquetas
Camisas e roupas havaianas se tornaram tão populares na década de 50 que os fabricantes havaianos começaram a colocar "Made in Hawaii" em suas camisas para distingui-las das muitas imitações no mercado.