Contente
As camadas do solo são formadas através de intemperismo progressivo das rochas e são divididas em seis camadas: O, A, E, B, C e R. A presença e espessura dessas camadas varia de acordo com cada tipo de solo. A camada O contém cobertura vegetal morta e matéria orgânica em decomposição sobre o solo mineral. Os horizontes A e E são as camadas superiores do solo, e o horizonte B é o subsolo. De forma simplificada, a camada superior do solo e subsolo compreendem as duas camadas mais superficiais do solo. O horizonte C, feito de terra "material de origem" e o R, a base, encontram-se abaixo do subsolo.
Um solo rico é necessário para um crescimento vegetal bem sucedido (On the Farm image by mhiser from Fotolia.com)
Solo A
A primeira camada do solo é considerada a mais rica para o crescimento das plantas por causa da mistura de materiais orgânicas e partículas minerais decompostas encontradas na camada.
Solo E
De forma simplificada, o horizonte E está ligado ao horizonte A, mas, na verdade, essas camadas podem ser bastante distintas em composição e cor. O horizonte E geralmente tem uma cor mais clara do que o horizonte A e é menos rico em matéria orgânica, argila e alguns compostos minerais.
Solo B
O subsolo compreende o horizonte B. Essa camada é onde os materiais , como pequenas partículas de argila e óxidos de ferro e alumínio lixiviados dos horizontes A e E se acumulam.
Iluviação
Os processos de eluviação influenciam a espessura do solo e subsolo. Esse é o processo de lixiviação de materiais orgânicos e partículas finas para baixo e é mais intenso em áreas de alta pluviosidade, pois a água transporta o material para baixo através do solo. Em áreas de alta eluviação, a camada superficial do solo vai mais até o fundo.
Iluviação
A iluviação também é um fator determinante para a localização do subsolo. Esse processo se trata do acúmulo do material lixiviado através da percolação, ou seja, onde há o acúmulo do material solo é formado.
Solo e subsolo
O solo contém nutrientes mais orgânicos do que o subsolo, e por isso é mais importante para a agricultura e jardinagem. No entanto, muitas raízes de plantas chegar ao subsolo quando o solo é fino. Alguns jardineiros usam o método de dupla escavação para soltar e misturar o solo e o subsolo , desfazendo, assim, alguns dos efeitos da lixiviação.