Contente
Como os preços de novos e antigos aparelhos de cozinha continuam a subir assustadoramente, a ideia de fazer sua própria geladeira torna-se uma alternativa cada vez mais atraente. Embora este processo seja mais complicado do que o simples ato de comprar uma geladeira nova, é mais barato e pode ser mais eficiente em relação à economia de energia. Se você reutilizar peças de geladeiras antigas ao construir uma nova, também poderá manter resíduos reutilizáveis fora do aterro.
Instruções
Uma geladeira feita em casa, instalada e funcionando (Raymond Cayer, Rayco Technologies)-
Procure em lojas que vendem artigos usados, ferro velhos, e nos classificados dos jornais de sua região, uma geladeira velha que não esteja funcionando para que você utilize suas partes. O estado de conservação da geladeira não é importante, uma vez que você estará utilizando suas próprias ferramentas para refazê-la. Não importa se a parte externa esteja danificada, já que você utilizará apenas as partes internas que são sempre mais protegidas.
-
Remova as portas da geladeira para conseguir retirar os componentes internos. Com as portas removidas, localize o fio que ativa e luz da geladeira e separe-o dos outros componentes para que possa ser reutilizado. Remova todos os outros fios, ventoinhas e demais componentes mecânicos. Estes componentes incluem o compressor, o evaporador e o desumidificador. Retire-os da geladeira.
-
Remova o congelador da geladeira. Usar a carcaça de um congelador custa menos, mas a sua retirada permite um melhor aproveitamento de espaço. Inclusive, não é prático ter um congelador em um refrigerador caseiro. Use giz para marcar uma linha ao redor da geladeira, bem acima do compartimento de armazenamento. Corte esta linha com uma serra circular para remover o compartimento do congelador, retirando a parte externa, o isolamento e a superfície interior.
-
Faça uma plataforma para acomodar sua geladeira. Use pregos de 5 por 10 cm para construir uma plataforma com a mesma área de superfície da parte inferior do seu refrigerador, elevando o fundo da geladeira a cerca de 30 centímetros do chão. Isso faz com que a geladeira fique em uma altura mais confortável e forneça um espaço inferior adicional de armazenamento. Quando a plataforma for construída, coloque sobre a mesma duas folhas de isolamento de espuma, evitando que o ar frio saia através do fundo da geladeira.
-
Proteja todos os lados da geladeira, inclusive o topo e as portas, com folhas de isolamento de espuma. Para isso, use spray adesivo ou pistola de cola quente para fixá-las. Certifique-se de que o fio de luz tenha sido passado através do isolamento; você vai ligá-lo à fonte de energia mais tarde. A caixa de armazenamento já está pronta para ser transformada em uma unidade de refrigeração.
Preparando a caixa
-
Adquira todos os componentes mecânicos necessários para refrigerar o ar dentro da caixa. Os componentes básicos que você irá precisar são: um compressor, um evaporador e algum tipo de controlador de temperatura. Na maioria dos casos, o melhor compressor é o Danfoss BD-50. Há vários kits de refrigeração em CC, concebidos para embarcações, que utilizam este compressor. Você pode procurar pelo kit "Super Cold Machine" ou similares, que podem ser adquiridos de fornecedores marinhos (ver recursos abaixo).
-
Instale o compressor. Este deve ser instalado em uma área bem ventilada. Se possível, deverá ser instalado longe da geladeira. Se em sua residência tiver um sótão abaixo do local onde será instalada a geladeira, passe arames por um buraco no chão e instale-o lá.
-
Instale o evaporador dentro do frigorífico. Com uma furadeira, faça um furo de aproximadamente 3,8 centímetros na área onde o evaporador será instalado. Faça o furo através da caixa de armazenamento. Empurre o tubo refrigerante através do furo a partir do lado de fora da geladeira até o interior. Deslize o tubo através da porta de conexão no evaporador dentro da caixa de armazenamento e aperte no lugar com uma pinça de parafuso. Quando a mangueira estiver conectada, use os parafusos fornecidos para montar o evaporador à parede traseira da caixa de armazenamento. Quando terminar, sele o buraco com massa de vidraceiro.
-
Conecte o termostato ao evaporador. O termostato permite controlar a temperatura dentro da caixa de armazenamento. Use os parafusos fornecidos para montar o termostato, que é normalmente anexado diretamente à caixa de armazenamento. Tire a fiação do termostato e aperte os parafusos para melhor fixação.
-
Ligue a fonte de alimentação. O kit que contém o evaporador e os outros componentes também têm uma fonte de alimentação de fusíveis. Esta fonte de alimentação conecta o condensador, o evaporador, o termostato e a luz da porta em uma unidade de energia CC, que usa 12 volts ou 24 volts de eletricidade. A fonte de alimentação é então ligado a uma bateria de carro padrão, que pode ser manualmente carregada com um carregador de bateria, ou você pode configurá-la para ser recarregada automaticamente utilizando a energia solar (ver referências abaixo).
-
Termine o trabalho envolvendo a geladeira com um compensado de madeira. A geladeira ficará bastante funcional mesmo se você deixá-la com as espumas de isolamento à mostra. Porém, seria visualmente melhor se você a envernizasse. Use madeira de carvalho de 0,7 cm para dar ao exterior de seu refrigerador uma aparência atraente. Fixe as folhas de madeira na parte externa com adesivos de construção, tais como pregos líquidos. Você pode querer envernizar a madeira antes de colá-la.
Instalando os componentes para refrigeração
Dicas
- Embora estas instruções possam ser modificadas para funcionar com energia CA, usar fonte de alimentação CC é muito mais eficiente, além de ser possível a conversão para unidade de energia solar (ver referências abaixo).
O que você precisa
- Geladeira velha, já descartada
- Cortadores de fio
- Conjunto de ferramentas básicas
- Giz
- Serra circular
- Placas de 5X10 cm
- Folhas de espuma de isolamento
- Compressor
- Unidade de condensação
- Evaporador
- Termostato
- Furadeira elétrica
- Bateria de 12 volts
- 2,5 cm de madeira de carvalho
- Pregos liquidos