Contente
A farinha de painço, comum nas cozinhas africanas e asiáticas, não contém glúten, o que faz dela um ingrediente frequente em receitas de assados sem a proteína. A maioria das mercearias e lojas de alimentos saudáveis vende esse produto. Se você não encontrar a farinha de painço para uma receita que quer muito tentar, há diversos substitutos sem glúten disponíveis.
Há diversas alternativas à farinha de painço (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Farinha de sorgo
O sorgo, também conhecido como milho-zaburro, é um tipo de grama que cresce na África tropical. Seu sabor é semelhante ao do painço, com um toque adocicado. Assim como a farinha de painço, o sorgo funciona melhor em receitas de pães sem fermento e é geralmente misturado a outras farinhas sem glúten para obter melhor sabor e textura. Esse produto pode ser encontrado em lojas de alimentação saudável, mercearias especializadas e na internet.
Farinha de quinoa
A quinoa sul-americana, disponível como grão livre de glúten, faz uma farinha com um suave sabor de nozes. Ela é mais cara que as farinhas de painço e sorgo, mas é menos dependente de combinação com outras farinhas sem glúten e faz bons biscoitos, panquecas, pães e bolos. Procure-a em lojas que possuem uma seleção de itens sem glúten ou pela internet.
Farinha de trigo sarraceno
Embora tenha um nome que lembre glúten, a farinha de trigo sarraceno não contém a proteína. Você pode usá-la como uma substituta ao painço em receitas de bolos e pães. Ao contrário da farinha de painço, que tem um sabor suave, a farinha de trigo sarraceno tem um gosto forte de nozes e é geralmente misturada com outras mais leves, como a de painço. Se você não se importa com o sabor mais forte, experimente esse tipo no lugar da farinha de painço. O trigo sarraceno é item básico em lojas de produtos orgânicos e pode ser comprado online.
Farinha montina
A montina é uma gramínea nativa da América do Norte e também é chamada de "grama de arroz indiana". É similar ao painço na origem gramínea e no sabor suave. Ela pode ser comprada misturada com farinha de tapioca e arroz, como farinha de panificação para alimentos similares aos feitos de trigo. Apesar de produzida domesticamente, ela geralmente é mais difícil de encontrar do que outras farinhas sem glúten e custa bem mais. Procure por ela em lojas de alimentos saudáveis e online.