O Sudafed é um anti-histamínico?

Autor: John Pratt
Data De Criação: 18 Janeiro 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
O Sudafed é um anti-histamínico? - Artigos
O Sudafed é um anti-histamínico? - Artigos

Contente

O "Sudafed", nome comercial da droga pseudoefedrina, não é um anti-histamínico. É na verdade um descongestionante comercializado sem prescrição médica, sob várias marcas e de forma genérica na maioria das farmácias e drogarias. Alguns anti-histamínicos impedem a liberação de histamina no corpo, que é a forma do corpo lutar contra irritações ou alergias que causam espirros, congestão e outras reações alérgicas.


Informações sobre a pseudoefedrina (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Benefícios da pseudoefedrina

A pseudoefedrina age como um vasoconstritor nos seios paranasais para abrir as passagens de ar e encolher as membranas mucosas. Isso reduz os sintomas de "nariz escorrendo" e pressão sinusal.

Para que a pseudoefedrina é usada?

A pseudoefedrina alivia alergias e sintomas de resfriado como congestão, tosse, dor e pressão nos seios paranasais, escorrimento nasal e outros. Ela é vendida em forma de comprimido, cápsula, líquido e xarope (também como uma fórmula de liberação prolongada). Algumas formas estão disponíveis somente por prescrição.

Infecções de ouvido

A pseudoefedrina é também eficaz nas infecções de ouvido por drenar o acúmulo de líquido nele. Os canais do ouvido são conectados aos seios, e a pseudoefedrina pode ser útil no tratamento de dores de ouvido e pressão ao redor das orelhas.


Advertências

Em caso de gravidez ou amamentação, consulte o médico antes de usar produtos que contenham pseudoefedrina (verifique os rótulos), pois sua dosagem pode ser restrita ou não segura para o bebê. Alguns efeitos colaterais graves podem ocorrer com crianças, jovens e idosos usando certos medicamentos e com certas condições de saúde.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais incluem tonturas ou vertigens, nervosismo, insônia leve e palpitações cardíacas. Efeitos colaterais graves (de uma overdose) incluem alucinações, falta de ar, taquicardia, insônia, convulsões e trauma sistêmico similar.