Contente
A boquilha de um clarinete inclui uma pequena tira de madeira chamada de palheta, que o músico encaixa com o intuito de tocar música. Quando ele sopra através da boquilha, a palheta vibra produzindo som. Algumas vibram com mais facilidade do que outras, por isso a escolha afeta a melodia.
Antes de comprar
Palhetas para clarinete são normalmente feitas de cana e são fabricadas em diferentes dosagens de força, com as mais fortes sendo mais resistentes à vibração. O clarinetista iniciante vai achar que é difícil produzir um bom som com uma palheta mais resistente. Em vez disso, o tom soará muito arejado. Isso ocorre porque um novato ainda tem que desenvolver sua embocadura, o que significa o modo que ele controla os músculos faciais e a posição de sua boca e lábios. Então, como um iniciante, use uma palheta de menor força.
A força de uma palheta é impressa sobre ela. Elas vêm em dosagens de 1, 1,5, 2, 2,5, 3, 3,5, 4, 4,5 e 5, mas mesmo que as classificações sejam consistentes dentro de uma marca, elas não são necessariamente entre diferentes marcas. Assim, uma força de 2 em uma marca pode ser equivalente a um 2,5 ou 3 em outra. Dependendo da marca, você pode tentar uma força de 2 ou 2,5. Pergunte ao seu professor de música para conselho.
Depois de comprar
As palhetas precisam ser envelhecidas para serem mais úteis. Você não quer usar uma palheta nova em uma performance. Elas também precisam ser umedecidas antes do uso. Clarinetistas geralmente apenas as chupam antes de encaixá-las, embora existam palhetas de material sintético que não exigem isso. Estes são mais consistentes em sua classificação de força, mas também custam mais.
As palhetas têm uma vida de cerca de três meses, com um uso regular. Se elas se separarem ou lascarem, ou elas pareçam boas mas estão se tornando difíceis de usar, elas precisam ser substituídas. Se você está desgastando a sua palheta muito rapidamente, isso significa que está pronto para uma de força superior. A medida que a embocadura se desenvolve, é importante aumentar a força de modo a tocar o registro superior do clarinete.