Técnicas agrícolas antigas da China

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 4 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 11 Setembro 2024
Anonim
Técnicas agrícolas antigas da China - Artigos
Técnicas agrícolas antigas da China - Artigos

Contente

A agricultura chinesa tem uma história de mais de 10 mil anos. A China fez parte dos três principais centros de desenvolvimento agrícola nos tempos antigos e também se destaca por ser considerada um dos primeiros países a cultivar arroz. Com apenas 10 % da terra adequada para agricultura, as técnicas agrícolas -- desde as primeiras -- buscam tirar a máxima eficiência da terra para sustentar a grande e em crescimento população chinesa.


Na província chinesa de Hunan, arqueologistas descobriram grãos de arroz de 6.000 anos a.C (rice image by alri from Fotolia.com)

Plantação em fileiras

A China foi a primeira civilização a plantar em fileiras ao invés de espalhar sementes aleatóriamente pelo campo. Essa técnica permitiu aos agricultores irrigar de forma mais eficaz e produzir um maior rendimento da safra.

Controle de irrigação

As técnicas de irrigação foram cruciais para o cultivo do arroz -- alimento básico da dieta chinesa -- e isso fez com que os chineses desenvolvessem técnicas de irrigação superiores.

Uma inovação antiga foi o sistema de irrigação de Dujiangyan, que ainda está em execução atualmente. Seu esquema engenhoso se tornou uma atração turística moderna. Inventado há mais de 2.200 anos, esse sistema foi construído para controlar inundações nas planícies ao redor do rio Minjiang, mas, ao contrário das barragens mais modernas, a de Dujiangyan ainda permite que a água e a vida aquática fluam. Esse controle da água é superior até mesmo às barragens modernas que bloqueiam o fluxo da água (ver referências 3).


Ferramentas agrícolas

O arado de ferro foi uma ferramenta importante na agricultura nascente chinesa. No século 3 a.C, a melhoria das técnicas de fundição de ferro e suprimentos abundantes levaram ao desenvolvimento de arados de ferro chamado kuan. Na mesma época, os gregos e romanos ainda usavam projetos frágeis de madeira e corda. O arado de ferro usado ​​na China fez com que o plantio de culturas em fileiras se tornasse muito mais fácil.