Contente
- Obtenha um diagnóstico
- Encontre um profissional
- Faça sua linha do tempo
- Técnicas de automassagem
- Recuperação
Os músculos do manguito rotador são os que ficam em torno da escápula. Esses músculos estabilizam o ombro e ajudam na elevação, depressão e rotação do braço. Eles podem se tornar tensos ou danificados por uma série de razões, desde o movimento repetitivo a um acidente esportivo. Se aplicada corretamente, a massagem terapêutica pode ser uma boa maneira de aliviar a dor de lesões no manguito rotador. Uma massagem habilidosa pode relaxar o manguito rotador, alongá-lo e dar ao músculo lesionado um tempo para se curar.
Os músculos do manguito rotador estão em torno da escápula (Comstock/Comstock/Getty Images)
Obtenha um diagnóstico
Se você está lesionado, é importante obter um diagnóstico médico de um profissional antes de ver seu massagista. A massagem será diferente dependendo da natureza da lesão e os músculos que estão especificamente envolvidos. Além disso, é importante também não começar tratamentos de massagem terapêutica logo após a lesão, pois a pressão e a fricção podem realmente piorar a dor.
Encontre um profissional
Massagistas são profissionais treinados que sabem fazer mais do que simples tratamentos de spa. Existem muitos terapeutas especializados em massagem desportiva e pode haver alguns que se especializam especificamente em lesões do manguito rotador. Ao procurar um terapeuta, diga a ele a natureza de sua lesão e veja se ele têm experiência em lidar com o problema. Deixe o terapeuta conhecer seu diagnóstico específico de modo que esteja plenamente informado ao planejar o seu tratamento.
Faça sua linha do tempo
Massagem, se aplicada de forma incorreta, pode agravar ainda mais a lesão. É importante não realizar auto tratamento muito cedo após o início da dor. Nos dias após a lesão, aplique gelo na área afetada e descanse o máximo possível. Por 48 horas, use a sigla RGCE: repouso, gelo, compressão, elevação.
Técnicas de automassagem
Depois de aplicar o método RGCE nos dias depois após a lesão, a automassagem pode ajudar no processo de cicatrização. A escápula pode ser difícil de alcançar, por isso, é bom ter um amigo ou ente querido para ajudá-lo a aplicar as técnicas. Usando a base da palma da mão, pressione levemente sobre a área afetada. Depois de algumas dessas compressões, empurre a pele com a palma da mão e faça movimentos circulares. Para ir mais fundo, use a ponta dos dedos e faça pequenos movimentos para trás e para frente. Para ser mais eficaz sobre essas fibras musculares, os movimentos de fricção devem ir para cima e para baixo paralelos à espinha.
Recuperação
Embora essas técnicas caseiras possam ajudar na recuperação, é importante consultar um médico se a dor não cessar. A automassagem para lesionados é melhor realizada quando prescrita por um médico ou quando realizada em consulta com o seu massagista.