Técnicas para pintura de portas velhas de madeira e vidro

Autor: Marcus Baldwin
Data De Criação: 20 Junho 2021
Data De Atualização: 6 Dezembro 2024
Anonim
Técnicas para pintura de portas velhas de madeira e vidro - Artigos
Técnicas para pintura de portas velhas de madeira e vidro - Artigos

Contente

Uma porta velha de madeira com painéis de vidro pode ser uma entrada principal bonita e convidativa, ou um ótimo convite para passear no alpendre. Portas francesas ou gradeadas que precisam de uma pintura representam um desafio especial, mas nada que um pouco de paciência e o pincel para pintura correto não resolvam. Defina se há um aspecto retrô a ser preservado antes de iniciar a pintura e tome precauções sensatas quando for lidar com a remoção da tinta velha.


É importante ter paciência durante o processo de pintura quando for dar um novo acabamento às portas francesas antigas (patio doors image by jimcox40 from Fotolia.com)

Máquina de lixar e painéis frágeis

Uma porta velha com placas de vidro levará um certo tempo para ser pintada adequadamente. Usar uma máquina de lixar para remover a tinta velha ou desbotada traz o risco de quebrar ou rachar o vidro. As vibrações podem ser muito fortes para o vidro, e a única maneira de descobrir seria fazendo o teste, o que não será nada positivo caso o experimento falhe. A escolha, então, é lixar à mão as esquadrias e o resto da porta, pelo menos na proximidade do vidro. Facilite o trabalho usando, antes de tudo, uma betumadeira para remover a tinta solta e resina. Lixe até próximo do vidro mas sem encostar nele, senão você terá arranhões permanentes. Limpe a porta em seguida, tomando cuidado especial para remover a sujeira na junção do vidro com a armação. Depois disso, use um aspirador de pó para retirar quaisquer restos de tinta velha que tenha ficado, para só então começar a pintar a porta.


Paciência e fita adesiva de pintor

Uma mão firme e muita calma são as melhores técnicas para pintar com êxito uma porta francesa ou gradeada antiga. Utilize um pincel inclinado, mantenha-o molhado de tinta e arraste-o do local próximo ao vidro para fora, para longe do vidro. Você pode passar fita na porta, mas gastará muito tempo fazendo isso adequadamente; e mesmo fazendo um trabalho bem feito, um pouco de tinta ainda consegue vazar por sobre a fita. Escolha economizar seu tempo e use-o para trabalhar aos poucos. Se mesmo assim for parar um pouquinho de tinta no vidro, limpe-o com um cotonete ou espere até que seque para tirar delicadamente com uma navalha. A única fita útil que pode ajudar quando se está lidando com painéis de vidro emoldurados por madeira é a fita adesiva de pintor especial para cantos. Ela vem pré-cortada em ângulos de exatos 90 graus que se encaixam perfeitamente nos cantos, algo que normalmente não acontece com fita normal.


Pintura falsa e precauções

Preserve o aspecto histórico de sua porta antiga, além da sua própria saúde, ao fazer uma análise cuidadosa sobre o que deve ser removido e sobre como proceder. Sempre use uma máscara para evitar inalar pó de tinta velha que pode conter chumbo ou outras substâncias tóxicas, já que ela está seca, despedaçada e pode facilmente ser transportada pelo ar. Caso você não goste da ideia de aplicar uma nova tinta, tente aplicar uma nova camada usando a técnica de pintura falsa. Uma ótima maneira de simular velhice é usar verniz craquelado. A madeira é pintada em um tom escuro de primeira mão. Após a secagem, passe uma camada do verniz especial e então, logo quando o verniz está agindo mas não depois, aplique o revestimento superior com pinceladas em sentido contínuo e sem ter acúmulo. A medida que a camada superior seca, reações ocorrem com o verniz, criando rachaduras na superfície e revelando a camada de tinta inferior, exatamente como uma porta velha e gasta de madeira.