Contente
Existem formas mais simples de se comunicar (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
Fazendo um telefone de copo de papel
Um telefone de copo de papel exige dois copos, um comprimento de barbante não-elástico, fio ou linha de pesca, dois clipes de papel e um lápis ou uma agulha de costura. Para criar o telefone, faça um furo no fundo de cada um dos copos com o lápis ou a agulha e coloque cada ponta do barbante em cada buraco. Amarre cada ponta a um clipe de papel para prevenir que o barbante se desprenda do copo. Puxe a corda deixando-a esticada e tenha alguém falando em um dos copos enquanto escuta no outro. Eles podem ser usados para se comunicar por distâncias de até 30 metros.
Transmissão do som
O telefone de copo de papel é um experimento científico popular devido ao fato do quão bem ele ilustra a mecânica da transmissão do som. O som requer uma fonte para vibrar em uma frequência audível (geralmente entre 12 Hz e 20 kHz). Essas vibrações viajam através de qualquer elemento sólido, líquido ou gasoso através das ondas longitudinais. Ainda que as ondas sonoras possam viajar através do ar, os elementos sólidos e líquidos as transmitem mais efetivamente devido à sua densidade maior.
Falar no copo transmite o som da voz do falante até o fundo do copo, que age como um diafragma e, em seguida, vibra. Como o fundo do copo vibra, ele transmite as vibrações para o barbante. O som viaja através do barbante como uma onda longitudinal e finalmente vibra no fundo do copo recebedor. Esse copo, por sua vez, transmite o som no ar em torno da orelha do ouvinte, permitindo que ele possa ouvir o falante. Porque o som viaja através de elementos sólidos - o copo e o barbante -, ele viaja mais efetivamente do que pelo ar, deixando que os usuários se comuniquem mesmo a longas distâncias com volumes que seriam inaudíveis se estivessem sendo falados no ar.
Telefones de copo efetivos
A corda precisa estar esticada para que o telefone funcione. As ondas longitudinais se espalham através de um meio em um processo de compressão e rarefação, que, neste caso, altera a tensão da corda. Se ela não estiver esticada, as alterações na tensão não vibrarão o copo do ouvinte. Semelhantemente, as cordas elásticas não funcionarão corretamente, pois a onda apenas esticará a corda, sem vibração no copo do ouvinte.
Não deixe a corda entrar em contato com quaisquer outros objetos, já que isso dissolverá parcialmente a onda sonora neste objeto, causando um enfraquecimento do sinal na ponta recebedora.