Contente
A histerectomia vaginal assistida por videolaparoscopia (HVAL) corresponde a cerca de 15% de todas as histerectomias feitas nos Estados Unidos. A vantagem da HVAL é o tempo de recuperação mais rápido e a manutenção do cérvix intacto, deixando a mulher com menos risco de desenvolver outros problemas ginecológicos no futuro.
Instruções
A via vaginal de acesso tem menos risco, melhor recuperação e menor custo hospitalar (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)-
Assim que possível, levante-se e comece a se mexer. Caminhar irá ajudar a prevenir complicações no pós-operatório, como surgimento de coágulos, pneumonia e gases dolorosos oriundos da anestesia. Ande pelo quarto do hospital, devagar e com ajuda de um acompanhante. Depois, vá para os corredores e, quando sentir-se mais confiante, ande sozinho. Quando chegar a hora de receber alta, você deverá estar andando normalmente.
-
Use analgésicos conforme indicação do seu médico para auxílio na recuperação. É difícil retomar a rotina caso esteja sentindo dor e, quanto mais você evitar retornar para suas atividades, mais difícil será reestabelecer-se.
-
Por garantia, evite levantar mais de 10 kg de peso durante as primeiras semanas. Um esforço assim poderá ser perigoso ao colocar muita pressão nos órgãos internos, que ainda estão cicatrizando, e isso pode aumentar o risco de sangramento.
-
Para deixar o tempo de cicatrização e cura adequados, você provavelmente será instruído a evitar relações sexuais, duchas íntimas ou colocação de qualquer objeto intravaginal de quatro a seis semanas após a cirurgia.
-
Além das atividades listadas acima, você poderá retomar as atividades normais em até duas semanas de pós-cirúrgico, fazendo exames de acompanhamento e retorno com seu médico depois de seis semanas.
Como retomar as atividades diárias após histerctomia laparoscópica
Aviso
- Se você tiver sangramento intenso, febre, vermelhidão, pus ou aparência estranha no local da incisão, entre em contato com seu médico imediatamente. A sua dor deverá diminuir com o tempo. Se isso não acontecer, também procure o seu médico.