Contente
No jornalismo são utilizados diferentes tipos de manchetes, com base na estrutura da notícia. A mídia impressa informa ao público diversos assuntos. Um importante para obter e manter a atenção dos leitores é através da utilização de títulos atraentes, não mais do que duas ou, em alguns casos, três linhas. As manchetes devem resumir em poucas palavras a notícia em destaque. Alguns escritores pensam que cerca da metade do tempo gasto para escrever uma matéria jornalística deve ser utilizada para escrever uma manchete que chame a atenção.
Manchetes devem resumir o conteúdo das notícias em uma frase (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
Título alinhado à esquerda
Uma das formatações mais modernas de manchete, constituída de duas ou três linhas, é o alinhamento à esquerda. O modelo é simples e permite liberdade ao escrever o título. Não há regras para sua utilização, no entanto, para se obter mais destaque, geralmente é adotado um estilo homogêneo. Este tipo de manchete é popular porque é fácil de escrever, permite flexibilidade e proporciona uma sensação de leveza.
Título mais destacado
A indústria jornalística é altamente competitiva e atrair a atenção dos leitores, telespectadores ou ouvintes é a coisa mais importante. O público deve ter uma razão para escolher um jornal, canal de televisão ou estação de rádio. O título mais destacado desempenha um papel importante, especialmente na mídia impressa. Ele é o que aparece em letras extra grandes na parte superior da capa. Uma notícia principal chocante descrevendo em poucas palavras um acontecimento ajuda a aumentar as vendas.
Pirâmide invertida
Há vantagens de se usar a estrutura de pirâmide invertida para escrever notícias, já que muitas vezes as pessoas estão com pressa e raramente têm tempo para ler tudo, nessa estrutura, a informação mais importante aparece primeiro. Nas histórias que utilizam a pirâmide invertida, a informação mais significante vai no primeiro parágrafo, e as menos pertinentes aparecem no final. O título que utiliza esse estilo consiste geralmente de três linhas, a primeira atravessa a divisão entre colunas e as outras duas linhas são mais curtas. Esse tipo de manchete é criado a partir dos fatos informativos apresentados no início da história.
Manchete popular
É bastante semelhante à manchete de destaque e, embora seu tamanho seja grande, não utiliza toda a página, mas segue sobre todas as colunas da história a que se refere. Esse título é um dos mais simples, consiste em única linha, com a largura de uma ou mais colunas, podendo ser alinhado em ambos os lados ou centralizado sobre as colunas. Este tipo de manchete é geralmente usado quando há mais de uma coluna e para dar um aspecto formal.