Tipos de mandalas

Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 7 Agosto 2021
Data De Atualização: 8 Novembro 2024
Anonim
Tipos de Mandalas
Vídeo: Tipos de Mandalas

Contente

Mandala é uma palavra em sânscrito que significa "círculo", o que representa o todo. Uma mandala é uma forma circular bidimensional com um ponto focal central. A partir desse ponto, irradia-se para fora um desenho simétrico. Diferentes tipos de mandalas são encontrados em diversas culturas e religiões. Para os budistas tibetanos, a mandala simboliza o centro do universo, que é um ponto de consciência final. O mestre tibetano, Longchempa, descreveu a mandala como "uma estrutura organizada integrada ao redor de um centro de unificação".


Mandala budista tibetana (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Mandalas de ensinamentos

A mandala de ensinamento é simbólica e cada forma, linha e cor representam um aspecto diferente de um sistema filosófico ou religioso. Um estudante desse sistema religioso aprende a criar sua própria mandala de acordo com os princípios prescritos de desenho e construção. Esse tipo de mandala simboliza visualmente tudo o que o estudante aprendeu. A mandala de ensinamento criada pode ser descrita como um mapa mental colorido que sintetiza a doutrina religiosa.

Mandalas de cura

A mandala de cura é mais simples e mais intuitiva que a mandala de ensinamento. Ela é normalmente criada para fins de meditação e para invocar sentimentos de calma e sabedoria interior. Os mandalistas criam mandalas. Elas podem ser usadas para focalizar a mente na fonte de todo ser, o que traz uma sensação de paz e cura.


Mandalas de areia

Os monges budistas, assim como os índios navajos, têm uma tradição religiosa de criação de mandalas de areia. Elas são pinturas de areia intricadas usando muitos símbolos, e são feitas com areia colorida. Em ambas as culturas, as mandalas representam a impermanência da vida humana. As pinturas em areia são construídas meticulosamente durante muitos dias e, em ambas as tradições, cerimônias ritualísticas são realizadas sobre elas.

Símbolos de mandala

Alguns símbolos usados em mandalas são os sinos, que representam a energia feminina. Esse sino é aberto e vazio, e permite que a sabedoria entre. O diamante é outro símbolo comum. Ele representa a mente, que é clara e capaz de refletir diferentes energias. A roda com oito raios está associada ao dharma, ou o caminho da ação correta, que leva à verdadeira sabedoria. O lótus está associado a Buda. Ele alcança a luz, ainda que suas raízes estejam na lama.


A mandala precisa de um visualizador para revelar seu significado profundo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)