Contente
O homem tem extraído o mel e a cera das abelhas por milhares de anos. Elas constroem as colmeias em árvores ocas, troncos velhos, cavernas de pedra ou entre as paredes de casas e celeiros. Para se ter acesso aos favos de cera é preciso destruir a colmeia, deixando cerca de 30.000 a 50.000 abelhas sem teto. Então tente entrar em contato com um uma associação de criadores de abelhas e peça para relocá-las em outras colônias antes de extrair o mel. Caso o contrário, use uma roupa adequada de proteção para poder enfrentar as picadas dos insetos.
Instruções
Milhares de abelhas vivem em uma colmeia (bee bees apises beehive hive insect image by Pali A from Fotolia.com)-
Localize o buraco por onde as abelhas entram na colmeia.
-
Ponha fogo em um pincel e coloque-o próximo a entrada da colmeia e para que a fumaça adentre a estrutura. Espere 1 ou 2 minutos para que a fumaça acalme as abelhas.
-
Quebre a colmeia para que possa fazer um buraco grande o suficiente para poder enfiar a sua mão. Talvez seja preciso usar uma serra ou pé de cabra. Retire o favo quebrando. Dependendo da colmeia, é possível fazer uma abertura grande o suficiente para usar uma faca para cortar o favo.
-
Corte os pedaços escuros do favo; essa são as células de mel, não o mel. As células de mel estão geralmente na parte de baixo do favo.
-
Quebre o favo de mel e peneire-o.
-
Esprema, aperte e quebre o favo para extrair o mel na peneira.
-
Coloque o mel em recipientes para armazenar.
Como tirar mel de uma colmeia de abelhas?
Dicas
- Derreta a cera de abelha em barras para futuros projetos com cera.
Aviso
- Não perturbe uma colmeia se for alérgico à picadas de abelha.