Contente
Cefalexina é um nome genérico, sendo ela um antibiótico que pode ser usado sozinho ou juntamente com outros para combater infecções bacterianas, como infecções respiratórias, do trato urinário, de pele e de ouvido. Seu médico também pode prescrevê-la para outros propósitos.
Instruções
Tome cefalexina-
Siga as instruções da bula, a não ser que seu médico lhe de outras instruções. Leia-as com cuidado. Não tome uma dose superior à indicada ou por mais tempo do que o receitado.
-
Ingira o comprimido com um copo cheio de água. Se você tiver a forma líquida da Cefalexina, use uma colher de medição especial para certificar-se de estar ingerindo a dose correta. Peça uma ao farmacêutico, caso não tenha.
-
Tome cefalexina pelo tempo prescrito pelo médico. Você pode começar a se sentir melhor antes do final, mas deve continuar o tratamento.
-
Informe seu médico se você precisar fazer um exame médico enquanto toma a cefalexina. Ela poderá causar algumas alterações nos exames, sendo importante informar o laboratório para que você não tenha um diagnóstico errado.
-
Guarde os comprimidos de cefalexina em temperatura ambiente e mantenha-os longe de calor extremo e umidade. Guarde a forma líquida de cefalexina na geladeira e descarte qualquer medicamente não utilizado após 14 dias.
Dicas
- Informe seu médico se você estiver grávida ou amamentando. A cefalexina provavelmente não prejudicará o bebê, mas é melhor avisá-lo.
- Avise-o se tiver doenças renais, intestinais, de fígado ou estômago, diabetes ou se for subnutrido. Nesses casos, é possível que você não possa tomar cefalexina, ou que seu médico tenha de lhe monitorar.
- Se esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que lembrar, a não ser que já esteja na hora da dose seguinte. Continue tomando-a, conforme a prescrição.
- Alguns efeitos colaterais não tão sérios incluem náusea moderada, vômitos, diarreia, cansaço, tontura, coceira vaginal, corrimento vaginal e dor nas juntas. Se qualquer um desses sintomas persistir ou se agravar, fale com seu médico.
Aviso
- Não toma cefalexina se você for alérgico a cefalexina ou algum remédio que a contenha.
- Procure ajuda médica imediata se apresentar sintomas de uma overdose de cefalexina. Os sintomas incluem náusea, vômito, diarreia, dor no estômago e sangue na urina.
- Os efeitos colaterais graves da cefalexina incluem confusão, irritação, alucinação, palidez, icterícia, urina escura, facilidade de criar hematomas e ter sangramentos, febre, fraqueza, dor de garganta, dor de cabeça, bolhas e descamação, erupções e vermelhidão, falta de urinação, diarreia muito aguada ou com sangue e convulsões. Procure ajuda médica imediata se apresentar algum dos sintomas.
- Tenha cuidado ao consumir álcool com cefalexina. Você pode ter cãibras estomacais, náusea, dores de cabeça, tontura, sensação de cabeça leve, enrubescimento facial e sudorese.
- Não tome cefalexina se estiver tomando antibióticos aminoglicosídeos. A combinação dessas medicações à cefalexina pode causar efeitos colaterais graves.
- Não tome cefalexina se, recentemente, tiver ingerido heparina, divalproex, afinadores de sangue, carbenicilina, pentoxifilina, plicamicina, dipiridamol, ticarcilina, agentes trombóticos, ácido valproico, furosemida, probenecide ou suplementos de ferro.
- Procure ajuda médica imediata se notar quaisquer sinais de alergia à cefalexina, que incluem urticárias, problemas respiratórios, inchaço na face, garganta, lábios e língua.
O que você precisa
- Receita
- Cefalexina