Contente
A Candidíase é uma infecção provocada por fungos. Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, pode ser transmitida através de relações sexuais (couple image by Mat Hayward from Fotolia.com)
Candidíase
A candidíase é uma infecção causada por fungo do gênero Candida. Ele pode causar inúmeras infecções diferentes. Suas colonias se fixam nas mucosas causando infecção vaginal, oral e gastrointestinal. Elas são fáceis de tratar com medicamentos antifúngicos. Em pessoas com baixa resistência, a Candida pode causar uma infecção grave no sangue chamada fungemia.
Proliferação
Os fungos da Candida fazem parte da flora natural do corpo humano, e vivem nas cavidades oral, gastrointestinal, geniturinário e até na pele. Geralmente é inofensiva, mas seu crescimento excessivo pode causar problemas.
Normalmente, outros micro-organismos do corpo e o sistema imunológico mantêm a Candida em seus níveis normais. Se o sistema imunológico está fraco, a Cândida pode causar uma infecção oportunista. Câncer e seu tratamento, o HIV / AIDS, a mononucleose e outras doenças graves, podem aumentar seu risco de desenvolvimento de candidíase. Distúrbios hormonais ou metabólicos também podem perturbar o equilíbrio dos micro-organismos, levando à Candidíase.
Os medicamentos são outras causas comuns de crescimento do fungo. Os antibióticos podem matar os outros organismos que equilibram os níveis dos fungos. O uso de esteroides também está associado ao aumento da frequência de Candidíase.
Transmissão
Embora raro, a candidíase pode ser passada de uma pessoa para outra. Pacientes com baixa resistência estão mais propensos a adquirir a doença e os ambientes hospitalares também são áreas de reprodução da Candida. Equipamentos médicos contaminados pela Candida, se em contato com as mucosas, podem resultar em infecção. A Candida também pode ser transmitida sexual e oralmente, caso a outra pessoa esteja contaminada. Mesmo se uma pessoa entra em contato outra que tenha Candida, é pouco provável que surja uma infecção, a menos que a pessoa esteja tomando antibióticos, por uma baixa imunológica, ou tenha uma predisposição à infecção por fungos, como diabetes.