Contente
A artrose felina é uma doença degenerativa que causa dor e inflamações nas juntas do animal. É rara, mas quando surge, geralmente é em gatos mais velhos. Não há cura para a doença, mas é importante saber quais as opções de tratamento disponíveis.
Analgésicos
Seu veterinário pode prescrever analgésicos que ajudarão o gato com a dor. Será necessário fazer um exame físico do animal antes e discutir as opções de tratamento.
Perda de peso
Peso em excesso pode forçar as juntas do gato. De acordo com a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals "a perda de peso, se necessária, mostrou-se benéfica para gatos obesos com artrite".
Forneça calor
Os sintomas da doença podem piorar em ambientes frios ou úmidos, por isso é importante manter seu gato aquecido e seco. Mantenha a casa aquecida. Outra opção é ter almofadas de calor e caminhas macias para o seu gato dormir.
Exercício
Os exercícios não só ajudam seu gato a perder peso como também mantem suas juntas em movimento.
Deixar seu gato a vontade
Outra maneira de lidar com a dor é fazer massagens no gato. Ajude-o de forma que a vida cotidiana seja o mais fácil possível. A American Society for the Prevention of Cruelty to Animals recomenda massagear "as áreas do corpo que o animal tem dificuldade em alcançar".