Contente
A tendinite no joelho, ou tendinite patelar, é uma condição na qual o tendão que conecta o osso do joelho à tíbia se inflama. Isso pode ocorrer por causa do excesso de atividades como corrida, pulos, caminhadas ou pedaladas. Há um grande número de tratamentos e métodos apropriados, dependendo da severidade da tendinite.
Joelho (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Exercícios e Fisioterapia
Nos primeiros dois ou três dias depois que a lesão ocorrer, aplique gelo no joelho por 20 a 30 minutos a cada três ou quatro horas. Faça isto até que a dor nos tendões diminua. Você também deve manter o joelho elevado com um travesseiro. Durante este tempo, enquanto o tendão estiver se recuperando, você pode ser indicado a evitar atividades nas quais haja pressão sobre o seu joelho, especialmente correr e pular. Os exercícios da fisioterapia e os alongamentos serão recomendados por um médico e incluirão atividades de baixo impacto.
Dispositivos de suporte
Enquanto o seu joelho estiver se curando, e como uma medida preventiva para evitar uma nova lesão no tendão, o seu médico pode vir a recomendar alguns dispositivos de suporte. Órteses são próteses que você coloca nos seus sapatos para garantir uma pronação adequada (a pronação é o processo que ocorre quando você caminha no qual o seu calcanhar toca o solo e depois o peso do seu corpo é distribuído para o resto do arco plantar). Uma fita infrapatelar também pode ser recomendada. Ela é usada abaixo da rótula para proteger o tendão. Uma joelheira de neoprene também é uma alternativa eficaz à fita infrapatelar, dando suporte ao joelho e tendões.
Administração de remédios e cirurgia
Tipicamente os anti-inflamatórios não esteroides que não precisam de receita médica são indicados para aliviar a dor associada a tendinite no joelho. Em casos raros, quando a dor é persistente e o tendão não se cura depois da fisioterapia mesmo quando os dispositivos de suporte são utilizados, uma cirurgia pode ser recomendada para reparar o tendão.