Contente
Como tratar fezes impactadas. Impactação fecal é uma grave complicação da constipação, situação em que as fezes endurecem e não podem mais ser eliminadas com a defecação normal. A cirurgia pode ser necessária caso medidas agressivas não forem tomadas para tentar eliminar as fezes.
Instruções
Trate as fezes impactadas-
Procure por qualquer um dos seguintes sinais e sintomas de impactação fecal: ausência de evacuação, uma sensação de plenitude no reto, distensão no abdômen ou desconforto abdominal, perda do controle urinário, uma massa firme na parte inferior esquerda do abdômen, fezes aquosas ou secreção retal.
-
Beber bastante água e evitar amido e carnes.
-
Coma muitas frutas, vegetais folhosos, farelo e cereais com alto teor de fibras. Frutas secas, como damascos, tâmaras e ameixas secas são uma ótima maneira de obter fibras durante as viagens.
-
Administre um emoliente fecal, laxante ou leite de magnésia.
-
Administre um supositório de glicerina para melhorar a passagem das fezes e prevenir que as fezes endurecidas danifiquem a mucosa retal. Caso o supositório de glicerina esteja indisponível no mercado, você pode ter que improvisar um enema com óleo mineral.
-
Remova manualmente as fezes de acordo com as seguintes etapas se nenhuma das medidas acima tiver sucesso em evacuar as fezes.
-
Coloque uma luva de látex e administre um enema de glicerina ou óleo mineral. Lubrifique a luva de látex e insira o dedo indicador no reto e, suavemente, localize a massa de fezes.
-
Divida a massa de fezes pedaço por pedaço cutucando gentilmente e tomando cuidado para não machucar a mucosa retal. Tente eliminá-las uma a uma usando um supositório de glicerina.
-
A pessoa deve ter suas fezes impactadas removidas se elas não puderem ser localizadas com um dedo enluvado, se a retirada manual falhar em eliminar as fezes, se ela tiver febre, ou se o revestimento retal estiver machucado devido ao processo de remoção.
Dicas
- A remoção manual pode ser realizada em si próprio, mas exigirá a assistência de outra pessoa.
Aviso
- O fecaloma é uma situação potencialmente perigosa que requer intervenção agressiva a fim de eliminar as fezes. A prevenção é a chave - o diagnóstico tardio de fezes impactadas tarde demais pode exigir cirurgia.
- Elimine as fezes imediatamente se a pessoa não tem defecado em quatro a cinco dias, ou tem um abdômen distendido. Ela requerirá a ajuda de um profissional médico treinado para o procedimento.
- A passagem de fezes endurecidas pode ser muito dolorosa e as medidas devem ser tomadas para proteger a mucosa do reto de lesões.
- Nunca deixe sem ajuda uma pessoa que está tentando eliminar as fezes impactadas. Esse procedimento pode ser muito doloroso e ela pode precisar de ajuda se a mucosa retal já está lesada, pois pode haver a perda da consciência da dor.
- Essas informações não substituem o aconselhamento ou tratamento médicos.
O que você precisa
- Certificação avançada em primeiros socorros
- Plano de evacuação
- Aulas de primeiros socorros no deserto
- Farelo de cereais
- Frutos desidratados
- Cereais ricos em fibras
- Ameixas secas
- Leite de magnésia
- Vaselina
- Kits de primeiros socorros
- Supositório de glicerina
- Luvas de látex
- Laxantes
- Óleos minerais
- Enema de retenção de óleo
- Laxantes
- Seguro de evacuação