Os usos de um compressor de ar na indústria e em aplicações marítimas

Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 15 Abril 2021
Data De Atualização: 13 Dezembro 2024
Anonim
Os usos de um compressor de ar na indústria e em aplicações marítimas - Artigos
Os usos de um compressor de ar na indústria e em aplicações marítimas - Artigos

Contente

Os compressores de ar são usados tanto na indústria como em navios por vários motivos. Todos eles têm o mesmo propósito – retirar ar, expandir sua densidade e usar energia transferida para ativar outro equipamento. Esses usos vão desde as linhas de produção de motores a diesel até muitas outras peças de equipamento de grandes dimensões.


Compressor de ar com manômetro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pneumática

A pneumática é a aplicação de ar comprimido para mover alavancas, pistões e outras máquinas. Como não é tão forte como a hidráulica (que tem o mesmo princípio, mas com líquido no lugar de ar), a pneumática é normalmente utilizada para coisas que exigem um movimento de rotação. Exemplos incluem berbequins e chaves, grampos e outros materiais que não precisam de muita energia, mas que necessitam de muito torque.

Outros usos industriais

Existe também uma variedade de outros usos industriais. Como o ar comprimido pode mover objetos, ele é normalmente utilizado em linhas de montagens, usinas e em uma grande variedade de lugares onde coisas precisam ser movidas mais rapidamente do que a força humana consegue fazer.


Há duas razões para que o ar comprimido seja usado: uma delas é permitir uma grande quantidade de energia em relação ao volume, sendo mais econômico em termo de espaço. A segunda razão é que ele não é inflamável. Trata-se de ar comprimido, e não de oxigênio (que é extremamente inflamável), o que permite que seja usado em contextos mais perigosos.

Uso marítimo

O compressor de ar também é utilizado em motores marítimos a diesel. Ele é usado como um tipo de vela de ignição. Como os motores a diesel usam o ar para ligar (em vez de uma vela de ignição), eles normalmente precisam de uma injeção de ar comprimido para sua primeira partida. Sem isso, o pistão não seria capaz de comprimir ar suficiente por si só sem nenhum estímulo externo.