Contente
- Vantagem: força
- Vantagem: flexibilidade
- Vantagem: resistente a tintura e não desbota
- Desvantagem: aquecimento pode estragar a linha
- Desvantagem: náilon não é muito durável
Você pode não dar a devida importância ao tipo de linha que escolhe para costurar roupas ou sacolas de pano, porém, a escolha pode fazer muita diferença na qualidade do produto final. O material da linha determina como ela pode ser utilizada na costura. Por exemplo, o fio de algodão pode suportar o calor do ferro e, por isso, é usado em roupas que são passadas com frequência. Por outro lado, a linha de algodão não estica bem, então a de poliéster funciona melhor para roupas de malha.
As vantagens da linha de poliéster são maiores que as desvantagens (thread image by Andrius Grigaliunas from Fotolia.com)
Vantagem: força
A linha de poliéster é mais durável e menos propensa a rupturas do que a linha de algodão. Peças de roupa que serão usadas e lavadas muitas vezes tendem a durar mais tempo se costuradas com linha de poliéster. Você deve usar linha uma de poliéster mais grossa quando costurar capas de cadeira ou almofadas.
Vantagem: flexibilidade
Tanto a linha de poliéster quanto a de náilon esticam-se junto com o tecido no qual estão costuradas. Use fio de náilon ou poliéster para costurar malhas e outros tecidos elásticos, para evitar que a costura se rasgue ao esticar a peça de roupa.
Vantagem: resistente a tintura e não desbota
A linha de náilon não desbota à luz do sol, por isso, é uma excelente escolha para costurar cortinas e outras peças que são expostas ao sol com frequência. Tanto a linha de poliéster quanto a de náilon são resistentes à tintura e podem ser usadas em diferentes técnicas de tintura, como o shibori.
Desvantagem: aquecimento pode estragar a linha
Linhas mais grossas de poliéster ou náilon podem derreter ou enfraquecer se expostas a altas temperaturas de ferro de passar, sendo assim, não devem ser usadas em tecidos que precisem ser passados com frequência, como algodão ou linho. A linha grossa de náilon é ainda mais propensa a derreter do que a de poliéster.
Desvantagem: náilon não é muito durável
A linha de náilon tende a ser um pouco mais frágil que a de poliéster. Ela pode quebrar mais facilmente se aplicada a uma peça que vai ser usada e lavada com muita frequência.