Como vaporizar o leite para preparar um latte ao estilo Seattle

Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 24 Novembro 2024
Anonim
Latte art, Master Class 01
Vídeo: Latte art, Master Class 01

Contente

Latte significa leite em italiano, já no cenário das bebidas preparadas com café, é um coquetel feito com expresso e leite espumante ou vaporizado. Vaporizar o leite causa uma mudança nas proteínas e nos açúcares, criando um sabor que se mistura ao do expresso. A vaporização cria uma camada grossa de espuma que é colocada na bebida após ter misturado o leite quente com o expresso. O estilo Seattle produz uma espuma aveludada que "casa" com o leite vaporizado; a bebida fica texturizada com pequenas bolhas chamadas de microespumas.


Instruções

O estilo Seattle de vaporização permite que os baristas criem artes na superfície do latte (rosetta latte image by Felix Chen from Fotolia.com)
  1. Encha um terço do seu jarro de aço inoxidável com leite fresco e frio. Quanto mais frio o leite, melhor será formada a espuma. O leite com mais gordura também produz melhores resultados do que os desnatados ou semidesnatados. Encaixe o seu termômetro na lateral, com o aço submerso no leite.

  2. Limpe o cano de vaporização da sua máquina de expresso abrindo-o por um ou dois segundos para retirar a água. Desligue o vaporizador e coloque o cano logo abaixo da superfície do leite. Abra o cano apenas quando a ponta estiver submersa.

  3. Mexa a jarra de leite até que a ponta do cano de vaporização esteja quase fora do leite. Ligue a vaporização. Isso gera uma agitação na superfície do leite e um som de sugação quando o vapor passa pelo leite.


  4. Abaixe a jarra de leite aos poucos. Mantenha a ponta do cano logo abaixo da superfície do leite enquanto as microbolhas se formam e o volume de leite aumenta. Esse estágio é chamado de "extensão". Monitore a temperatura do leite até atingir 38ºC. Tirar ar do leite depois desse momento fará com que grandes bolhas se formem na espuma.

  5. Coloque o cano de vaporização até o fundo da jarra, mova para a direita e o deixe ali. O leite da jarra começará a se mexer; os movimentos giratórios são as formações das microbolhas. Continue a vaporizar dessa maneira até atingir 66ºC.

  6. Desligue o cano de vaporização enquanto ele ainda estiver submerso no leite. Retire a jarra e limpe o cano com um pano úmido, ligando-o novamente por um ou dois segundos.

  7. Mexa o leite vaporizado na jarra por 20 a 30 segundos. Bata no fundo da jarra para que forme bolhas grandes. Mexa novamente após bater, para assentar a espuma.


  8. Coloque o leite vaporizado na dose de expresso que você já preparou. Não existe nenhuma ou muito pouca separação entre o leite e a sua espuma no latte ao estilo de Seattle. A separação ocorre apenas quando o leite esfria, naturalmente.

O que você precisa

  • Máquina de expresso
  • Jarra para vaporização de aço inoxidável
  • Leite frio
  • Termômetro
  • Pano úmido