Contente
Papel machê é uma dessas coisas que trazem memórias da infância. É também uma maneira de reciclar caixas de papelão, garrafas de vinho, jarras de suco e outros materiais transformando-os em peças de arte versáteis que funcionam como vasos, castiçais ou apenas para se ter como bugigangas. Siga estes passos para fazer um vaso de papel machê original que fica perfeito na soleira da janela, na varanda e na mesa de jantar.
Instruções
-
Use a tesoura para cortar tiras de jornal de 0,6 a 1,2 cm. A maneira mais fácil de fazer isso é primeiro cortar as folhas de papel ao meio ao longo da linha de dobra já existente. Assim, as tiras podem ser aplicadas de forma harmoniosa no seu papelão.
-
Coloque duas xícaras de farinha na tigela.
-
Despeje a água na tigela e mexa até a farinha ficar com a consistência de uma massa de panqueca. Retire um pouco da mistura em suas mãos e abra os dedos. Se a mistura deslizar facilmente por entre os dedos, mas deixar um revestimento, então está na consistência desejada.
-
Abra completamente a parte superior da embalagem do lado oposto ao previamente cortado para servir.
-
Pegue as tiras de papel (uma de cada vez) e molhe-as em ambos os lados com a mistura machê. Isso pode ser feito submergindo a tira na tigela ou aplicando a mistura manualmente.
-
Passe seus dedos em cada lado da tira de papel para remover o excesso da pasta. Sua tira de papel deve estar totalmente encharcada, porém sem pingar.
-
Começando pela parte superior do vaso, segure e aplique cada tira suavemente na direção vertical.
-
Repita o passo 7 até cobrir a embalagem inteira com tiras. Em seguida, coloque-a num local afastado onde ela possa secar.
Como fazer um vaso de papel machê
-
Certifique-se de que a embalagem esteja seca. O papel machê fica branco quando seca. Verifique se não há áreas cinzentas no vaso antes de passar para o próximo passo. Se houver, deixe o vaso secar por mais 12 horas, pelo menos.
-
Pinte o desenho que você quiser na embalagem utilizando tinta acrílica ou qualquer outro tipo de tinta pesada. Certifique-se de que a pintura seja pesada o suficiente para cobrir totalmente o fundo branco e preencher todas as rachaduras ou fissuras criadas quando o machê secar.
-
Coloque o vaso em um lugar afastado para secar.
-
Uma vez seco, o vaso está pronto para receber água e flores.
Dia 2
Aviso
- É incrivelmente difícil remover a mistura seca de papel machê da sua roupa. Por isso, não deixe de usar roupas "artesanais" antes de iniciar esta atividade.
O que você precisa
- Farinha
- Água
- Tigela
- Jornal
- Tesoura
- Caixa de papelão de leite ou suco vazia (2 litros)
- Tinta acrílica
- Pincéis (vários tamanhos)