Contente
Se seu cavalo não passar pela troca de pelos rápido o suficiente ou estiver com a barriga saliente, mas não for gordo, ele pode estar com vermes. Os equinos são muito suscetíveis a parasitas internos (vermes) e devem ser vermifugados regularmente, uma vez que os parasitas podem minar a saúde e o desempenho do animal. O vermifugamento de um cavalo não é difícil e pode ser feito todos os dias ou até a cada oito semanas.
Instruções
Como vermifugar um cavalo (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)-
Pese seu cavalo, pois é preciso saber seu peso aproximado antes de administrar qualquer tipo de vermífugo.
-
Escolha o tipo de vermífugo que você deseja usar. Existem medicamentos para serem administrados com uma seringa grande ou em forma de pastilhas para serem misturadas diariamente com os alimentos do cavalo.
-
Amarre o cavalo antes de administrar o vermífugo por meio da seringa. A maioria dos animais não gosta do sabor do medicamento e pode ficar inquieta e relutante em ingeri-lo.
-
Encha a seringa com a dosagem adequada ao peso do cavalo. Os números são especificados na seringa e são fáceis de interpretar.
-
Insira os primeiros centímetros da ponta da seringa no canto da boca do cavalo. Ela deve ser apontada para o fundo da garganta do animal.
-
Injete o vermífugo na boca do cavalo e retire a seringa.
-
Segure a cabeça do cavalo para cima, levantando-lhe o queixo. Isso garantirá que ele engula o vermífugo sem deixá-lo escorrer da boca.
-
Vermifugue o cavalo a cada seis semanas com uma seringa de vermífugo.
Dicas
- Se você usar um vermífugo de administração diária, você ainda pode usar o vermífugo por meio da seringa a cada seis semanas, se quiser.
Aviso
- Assegure-se de que o cavalo engula todo o vermífugo, pois, se ele não ingerir o suficiente, o tratamento será ineficaz.
O que você precisa
- Vermífugo
- Cabresto ou guia
- Peso aproximado de cavalo