10 maiores invenções modernas

Autor: Tamara Smith
Data De Criação: 26 Janeiro 2021
Data De Atualização: 4 Dezembro 2024
Anonim
10 maiores invenções modernas - Artigos
10 maiores invenções modernas - Artigos

Contente

Escolher as melhores invenções modernas é um procedimento largamente subjetivo; por isso, é importante definir alguns critérios logo de cara. Primeiro, "moderno" pode ser definido como a época desde a revolução pós-industrial do fim do século XIX até hoje. Já que incontáveis milhares de invenções surgiram durante este período, é razoável colocar no topo da lista aquelas que tiveram impacto enorme e generalizado em termos de aceitação pública, avanço científico e desenvolvimento político e social.


Tecnologia de rádio (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

10. Tecidos de alta performance

Do Rayon, criado em 1910, aos modernos nanotubos de carbono que formam supostas capas de invisibilidade, os tecidos modernos revolucionaram a maneira como as pessoas se vestem e o que elas podem fazer com os tecidos. Uma linha de maiôs de certo fabricante foi até acusada de ter dado uma vantagem aos medalhistas olímpicos da natação.

Ryan Lochte veste o controverso macacão LZR Racer, da Speedo (Mike Stobe/Getty Images Sport/Getty Images)

9. Refrigeração

Embora os seres humanos tenham procurado maneiras de manter as coisas geladas por séculos, foi apenas durante o século XX que esta tecnologia realmente deslanchou. A tecnologia para a refrigeração foi desenvolvida durante o século XIX, mas as primeiras unidades de refrigeração comercialmente disponíveis só começaram a ser vendidas em 1911 nos EUA. Com isto veio o desenvolvimento de freezers, aparelhos de ar condicionado e até refeições congeladas.


Geladeira (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

8. Radiodifusão

Ela começou com o rádio, desenvolveu-se para a televisão e, eventualmente, chegou aos sistemas de comunicação sem fio de hoje. A radiodifusão permitiu que a sociedade protegesse as pessoas através de sistemas de rádio da polícia e da Guarda Costeira, mantivesse conexões por satélite e simplesmente encontrasse fontes sem fim de entretenimento.

Antena parabólica (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

7. Rede elétrica

Quando Thomas Edison acendeu uma luz pela primeira vez em 1878, ele não poderia ter imaginado a revolução que viria. Eventualmente, a necessidade da eletricidade levou a fios sendo pendurados de um poste a outro, carregando energia de corrente alternada de estações geradoras a dispositivos elétricos. Esta tecnologia levou à comunicação telefônica e, eventualmente, à comunicação digital.


Linhas telefônicas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

6. Tecnologia nuclear

Ela começou com explosões nucleares apagando cidades inteiras do mapa, e depois evoluiu para uma fonte perpétua de energia relativamente limpa. O que veio com isto é a energia para alimentar sistemas elétricos gigantescos, como submarinos e até ônibus espaciais. Ela também pode preparar o terreno para a rede energética do futuro.

Usina nuclear (Comstock/Comstock/Getty Images)

5. Motor de combustão

Poucas invenções mudaram o mundo tão drasticamente quanto o automóvel. O motor de combustão não apenas resultou na criação da nossa rede de ruas e autoestradas, mas o comércio varejista seria caro e pouco prático sem os caminhões para transportar produtos por todo o país. Nós também não teríamos aviões e viagens transcontinentais sem o caminho estabelecido pelos motores de combustão.

Motor de carro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

4. Computadores

É difícil descrever o efeito que os computadores tiveram sobre a sociedade moderna. Certamente, nós não teríamos os telefones celulares, sistemas de TV a cabo e fornos de microondas em que confiamos sem a base da computação moderna. Quase tudo o que fazemos foi afetado de alguma forma pelos recursos fornecidos pelos computadores.

Computadores (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

3. Penicilina e antibióticos

Antibióticos e outros medicamentos que evoluíram da invenção da penicilina salvaram milhões de vidas ao redor do mundo. O efeito colateral é que estão se desenvolvendo novas variedades de "superbactérias" que são resistentes a estes antibióticos. Mas as mesmas tecnologias que nos deram a penicilina também estão nos dando novas ferramentas para lutar contra os germes.

Penicilina (Kim Steele/Photodisc/Getty Images)

2. Plástico e produtos petroquímicos

Muitas invenções e desenvolvimentos modernos não teriam sido possíveis sem os plásticos. Computadores, por exemplo, precisam de plásticos para tudo, desde suas embalagens até suas peças internas. Ferramentas médicas de plástico, mais baratas, revolucionaram a prática da medicina, e os transportes foram afetados através das peças automotivas de plástico.

Plástico (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

1. Internet

A tecnologia que mais mudou nossas vidas em todos os tempos pode ser a Internet. O que começou como um método de comunicação para oficiais de defesa e educação transformou-se numa base industrial que movimenta trilhões de dólares por ano, permitindo que pessoas ao redor do mundo trabalhem dentro de seu mundo e se conectem a ele de maneiras antes inimagináveis. Essa tecnologia sempre em transformação, sem dúvida, promete mudanças ainda maiores para o futuro.

Usuários de computador (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)