Contente
O tipo de solo no seu jardim terá um impacto significativo no crescimento e desenvolvimento das plantas. Como alguns tipos retêm mais água que outros, procure determinar o tipo de solo a fim de irrigar as plantas adequadamente.
Tipos de solo
Os tipos de solo são normalmente distinguidos por sua textura. Os quatro mais comuns são areia, limo, silte e argila. Esses rótulos descrevem a sua textura. Os solos arenosos são os mais finos, com partículas soltas. Os argilosos são os mais compactos e pesados.
Absorção de água
Ao determinar a absorção de água, considere dois fatores: permeabilidade, ou a facilidade com que a água penetra no solo, e retenção, ou como ele retém a água. Como os solos arenosos possuem muitas partículas soltas, eles têm uma alta permeabilidade à água, mas não a retêm por muito tempo. Solos argilosos, por sua vez, possuem baixa permeabilidade e alta retenção de água. O solo limoso possui permeabilidade e retenção médias e, o solo de silte, baixa permeabilidade e alta retenção.
Alterações do solo
As alterações do solo oferecem uma oportunidade para os jardineiros alterarem a absorção de água da terra. Alterações comuns incluem a adição de turfa, lascas de madeira, húmus, adubo, estrume e serragem.