Contente
A frequência de rádio de 11 metros, comumente conhecida como rádio cidadão, opera em uma variação de frequência entre 26,96 MHz e 27,41 MHz. Ela é parte da banda de da alta frequência, ou HF, assim como as frequências usadas por celulares, transmissores de TV, radioastronomia e ofícios da marinha. As antenas para as bandas de alta frequência devem ser precisamente sintonizadas para o comprimento de onda desejado. Construir uma antena dipolar de 11 metros é uma tarefa simples.
Instruções
A rádio do cidadão opera na frequência de 11 metros (Comstock/Comstock/Getty Images)-
Calcule o ponto central da banda de 11 metros encontrando a média entre os valores mínimo e máximo dos comprimentos de ondas associados aos 11 metros. Ela varia entre 29,96 MHz e 27,41 MHz, então some 29,96 com 27,41 e divida por 2. O resultado é o ponto central da frequência, que é 27,185 MHz — 29,96 + 27.41 = 54,37, e 54,37 / 2 = 27,185.
-
Divida 468 pelo valor do ponto central, 27,185, para determinar o comprimento correto da antena dipolo de 11 metros. Por exemplo, 468 dividido por 27,185 é igual a 17,215, então uma antena dipolo de 11 metros deve ter um comprimento total de 5,219.7 metros.
-
Arredonde para 5,3 metros o valor obtido no passo 2. Meça e corte um único fio de cobre nesse comprimento.
-
Dobre o fio a meio e corte-o. O resultado serão dois fios, cada um medindo metade do comprimento total. Metade de 5,3 m é igual a 2,65 m.
-
Descasque os últimos 0,6 cm de isolante de uma das pontas de cada fio, se ele estiver isolado. Assegure-se de que os últimos 0,6 cm de fio estão limpos e livres de corrosão. Esfregue-os com uma lixa de esmeril até que o metal brilhe.
-
Solte os parafusos nos dois terminais da caixa de terminais. Insira as pontas dois dois fios de cobre nos buracos. Alinhe os fios com a caixa para formar uma única linha reta, e então aperte os parafusos para segurar os fios no lugar.
-
Anexe os fios e a caixa de terminais a uma estrutura adequada, como uma viga de sótão, um tubo longo de plástico ou uma tábua de madeira. Prenda-os com fita adesiva para que eles possam ser movidos e ajustados durante o processo de sintonização. As pontas dos fios dipolo podem ser dobradas para fora da linha para fazer um laço em si mesmas, se necessário.
-
Conecte o cabo da antena do seu sintonizador na caixa de terminais, usando os mesmos dois terminais em que os braços do dipolo estão conectados. Use um cabo de 75 ou 50 ohm dependendo da configuração do seu sintonizador de rádio.
Dicas
- O comprimento da antena é acrescido no passo 3 para permitir uma boa sintonização. Pode-se reduzir o comprimento cortando o fio das pontas expostas até que a antena fique do tamanho exato necessário.
- A polaridade da conexão entre o cabo da antena e o terminal não importa.
- Monte a antena verticalmente ou diagonalmente para uma melhor performance.
Aviso
- Transmissores de antenas mal protegidos podem causar interferência elétrica em equipamentos de rádio e televisão próximos. Verifique o local e as regras governamentais federais para o uso e posicionamento de uma antena antes de operá-la.
- Permissões de planejamento são comumente necessárias para grandes construções, incluindo antenas.
O que você precisa
- Um fio de cobre
- Fita métrica
- Cortador de fios
- Lixa de esmeril
- Bloco de terminais
- Chave de fenda de eletricista
- Fita adesiva