Contente
Quando um Poodle não foi ensinado ou acostumado a se arrumar, tosar o pelo pode ser extremamente difícil. O cão poderá ficar se mexendo, pulando, arranhando e tentando fugir, ou mesmo se tornar agressivo. Alguns cães se assustam e ficam quietos, mas o melhor é que eles fiquem calmos e não estressados. É possível ensinar a um Poodle a aceitar calmamente uma tosa de pelo ou outro procedimento qualquer, mas você terá que adiar o corte, se possível, e gradualmente acostumar o cão a cada passo do processo.
Instruções
Ensine seu Poodle a aceitar tosas de pelo desde pequeno (China Photos/Getty Images News/Getty Images)-
Leve seu Poodle para uma longa caminhada antes da tosa. Ela deve ser longa o suficiente para cansar seu cão. Um passeio curto irá deixá-lo ainda mais elétrico. Um animal cansado será mais fácil de administrar durante a tosa.
Canse o cachorro antes da tosa (Photos.com/Photos.com/Getty Images) -
Massageie seu Poodle quando ele for colocado na mesa de tosa ou em outra área que você pretende usar para a arrumação. Massageie lenta e profundamente, como você gostaria se seus músculos estivessem doloridos, para ajudar o seu cão a relaxar e associar experiências positivas com a área de tosa. Massageie a parte de trás do pescoço, ombros, e abaixo das pernas. Isso não é apenas um agrado, ensina o cão de uma maneira suave a aceitar a sua liderança. Ao mesmo tempo, ensina o animal a confiar em você.
A massagem não é só um mimo (Stephen Chernin/Getty Images News/Getty Images) -
Ofereça alguns petiscos dos quais o cão goste enquanto ele permanece calmo na área da tosa. Não ofereça se o cão se agitar , e faça-o quando ele se acalmar.
Dê o petisco se o cachorro estiver calmo (Joe Raedle/Getty Images News/Getty Images) -
Dê ao cão os petiscos enquanto as tesouras e outras ferramentas de higiene estiverem à vista. Conforme o cão fica mais e mais confortável com a visão das ferramentas, gradualmente, aproxime-os delas um pouco mais a cada sessão.
Dê ao cão os petiscos enquanto as tesouras e outras ferramentas de higiene estiverem à vista (Joe Raedle/Getty Images News/Getty Images) -
Pare o procedimentos neste ponto. Não tose ou faça mais nada. Repita os passos de um a cinco, sem realmente tosá-lo, por tantas vezes quanto possível antes de começar a trabalhar no animal. Quando o trabalho começar, mova-se lentamente e tente fazer o cão aceitar e se acalmar. Se você perceber que o animal está ficando chateado e tendo problemas para se acalmar, volte a fazer algo que o cão já saiba e dê um petisco.
A prática leva a perfeição e o seu cachorro ficará gradualmente mais tranquilo durante as tosas (Oli Scarff/Getty Images News/Getty Images) -
Leve seu Poodle a um veterinário para sedá-lo com segurança se ele ficar muito agitado e não conseguir deixar que lhe tosem o pelo. Uma vez que o veterinário tenha cuidado do pelo e do nervosismo do animal, você poderá começar a trabalhar nas etapas de um a cinco até que seu cão se acalme gradualmente. Não tosar o pelo muito emaranhado pode resultar em infecção na pele e dor, pois a cada movimento do animal o pelo repuxará.
Alguns cachorros precisam de tosa imediata (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)
Dicas
- Considere o uso do método Tellington TTouch para acalmar e lidar com cães assustados, especialmente se o comportamento dele for muito agressivo.
- Um envoltório pode ajudar o seu cão a aceitar uma tosa (veja a seção de Referências para obter instruções.)
Aviso
- Peça ajuda profissional se você não tiver experiência com tosa em Poodles.
- Se o seu Poodle estiver rosnando ou mordendo quando você tenta lhe tosar, procure a ajuda de um treinador profissional ou um veterinário.
O que você precisa
- Petiscos de adestramento
- Utensílios de beleza canina