Contente
A água líquida é um dos melhores solventes, dissolvendo muitos compostos iônicos, como o sal de cozinha. O segredo desta capacidade está na atração elétrica entre seus átomos de hidrogênio e oxigênio. Os prótons positivos no hidrogênio atraem íons negativos, e os átomos negativos de oxigênio atraem íons positivos. Isto cria força suficiente para quebrar a ligação no composto iônico, dissolvendo-o.
A água dissolve o sal de cozinha, que é um composto iônico (Jure Porenta/Hemera/Getty Images)
Ligação iônica
As ligações iônicas se formam entre dois átomos quando um perde um elétron, tornando-se mais positivo, e outro ganha um elétron, tornando-se mais negativo. Cargas elétricas opostas atraem-se; então, os dois átomos ficam juntos. Os dois átomos juntos são mais estáveis do que se estivessem sozinhos. Outras atrações elétricas entre átomos são ainda mais fortes do que a ligação iônica; por isso, a ligação dura apenas enquanto não estiverem presentes outras forças mais poderosas.
Cargas elétricas opostas se atraem, como nos ímãs (Peter Albrektsen/iStock/Getty Images)
Ligação de hidrogênio
Na água, dois átomos de hidrogênio se ligam a um átomo de oxigênio, formando o que os químicos chamam de ligação covalente. As ligações covalentes são muito fortes. Por causa do formato curvo da molécula de água, um lado é mais eletricamente positivo, e o outro, mais negativo. As moléculas de água atraem outras moléculas e umas às outras por causa destas cargas. Quando a água atrai outros átomos com carga elétrica, eles ficam juntos, embora não tão fortemente quanto com uma ligação covalente. Neste caso, é formada uma ligação de hidrogênio.
Na água, dois átomos de hidrogênio se ligam a um de oxigênio (Juri Samsonov/iStock/Getty Images)Dissolução
Quando você mistura um composto iônico, como o cloreto de sódio, na água, as cargas elétricas nas moléculas de água se sobrepõem às ligações iônicas, separando o sódio e o cloreto e rodeando-os de água. Os átomos do sal não desaparecem, mas não formam mais o composto iônico. Com as moléculas de água no caminho, eles não podem ficar perto o suficiente uns dos outros para formar uma ligação iônica.
Os átomos de sal na água não formam mais um composto iônico (Jiri Hera/iStock/Getty Images)
Saturação
É necessário um certo número de moléculas de água para efetivamente rodear e separar os átomos em um composto iônico. Quando as moléculas de água estão todas ocupadas com outros íons, novas moléculas iônicas não se dissolvem; elas afundam ou flutuam na água e permanecem como um composto. Quando você acrescenta uma quantidade excessiva de uma substância na água e ela não dissolve mais, o meio está saturado com o composto iônico.
O excesso de uma substância na água não se dissolverá mais (tycoon751/iStock/Getty Images)