Contente
- Quantidade excessiva de vitamina C
- Quantidade excessiva de açúcar
- Quantidade excessiva de carne vermelha
Muitos pacientes com câncer que se submetem à quimioterapia experimentam perda de apetite e hipersensibilidade a alimentos apimentados e gordurosos. Uma vez que uma dieta saudável e bem balanceada é especialmente importante para os doentes, os médicos recomendam aos pacientes em quimioterapia que evitem quantidades excessivas desse tipo de alimentos.Existem alguns, no entanto, que devem ser consumidos com mais moderação do que outros pois eles podem interferir com a quimioterapia se consumidos em grandes quantidades.
Vitamina C em excesso pode ter um efeito indesejado sobre a quimioterapia (Vitamin C image by Mykola Velychko from Fotolia.com)
Quantidade excessiva de vitamina C
As pesquisas sugerem que a ingestão de altas quantidade de vitamina C diariamente pode impactar negativamente a eficácia de alguns tratamentos quimioterápicos. A vitamina C é um antioxidante potente que destrói os radicais livres no corpo. Como algumas quimioterapias são projetadas para criar radicais livres que destroem as células cancerígenas, as altas doses de vitamina C podem ser contraproducentes. Deve ser observado que o consumo de alimentos que naturalmente contêm vitamina C ou outros antioxidantes durante a quimioterapia é perfeitamente seguro. Apenas as quantidades anormalmente altas dessa vitamina devem ser evitadas.
Quantidade excessiva de açúcar
Quando ingerida como parte de uma dieta saudável, o açúcar não interferirá coma quimioterapia. No entanto, o excesso de glicose na sua corrente sanguínea durante o tratamento pode levar à intolerância à glicose ou a níveis flutuantes de glicose, o que pode ocasionar complicações adicionais. O excesso de açúcar também pode abastecer o crescimento das células cancerosas, pois ele é a energia utilizada em todos os processo de crescimento e desenvolvimento celular, saudável ou canceroso.
Quantidade excessiva de carne vermelha
A quimioterapia ataca as células saudáveis juntamente com as células cancerosas, o que pode levar a perda de cálcio nos ossos. Os alimentos que naturalmente extraem cálcio do corpo, tais como carne vermelha, devem ser consumidos com moderação durante a quimioterapia. Embora os médicos não recomendem evitar a carne vermelha completamente, um dieta balanceada é especialmente importante para manter o corpo e o sistema imune saudáveis. Outros alimentos esfoliadores de cálcio incluem sal e fósforo inorgânico aquecidos. Evite esses e outros suplementos esfoliadores de cálcio enquanto estiver em tratamento contra o câncer.